Edmeia Alves
Iniciante DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom dia!
Meu escritório é pequeno. Tenho 2 funcionários.
Recebi um email, exigindo que desconte 3% do salário dos funcionários e repasse para o sindicato, a título de "taxa negocial".
Os funcionários "surtaram". Nenhum deles querem que desconte. Pois NÃO são sindicalizados.
Antecipo o reajuste salarial, TODO mês de janeiro de cada ano. E além do mais, os salários estão acima do piso salarial e os "benefícios" que o sindicato enche a boca para falar que "conseguiu", já são fornecidos aos funcionários desde quando começaram a trabalhar aqui.
Todos os cursos profissionalizantes que eles fazem, são PAGOS pelo escritório, s/ custo algum para o funcionário.
Em vários cursos que fiz, falaram que "o empregado não filiado não pode ser compelido a efetuar os recolhimentos em questão, sob pena de redundar em filiação presumida, prática não autorizada pelo texto constitucional".
Respondi o email enviado pelo SINTAPPI/MG e a funcionária devolveu o email com a seguinte resposta:
"O desconto da Taxa negocial CCT 2018/2019 foi deliberado em Assembleia Geral e os empregados presentes autorizaram o desconto, para que o sindicato continue a representá-los nas futuras negociações das CCT. Onde o desconto passa a ser obrigatório."
Como devo proceder? Atendo os meus funcionários, que não querem o desconto ou atendo ao sindicato, obrigando o desconto e repassando para aquele bando de abutres.
Inclusive um dos funcionários me disse que prefere que eu faça a demissão dele e ele continua trabalhando pra mim, "terceirizado".
Me ajudem!
Desde já agradeço,
Edméia Alves