x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 4.371

Pro Labore do Socios, IR , INSS , etc

JOEL VITOR DE FREITAS CAMPOS

Joel Vitor de Freitas Campos

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2018 | 11:21

BOM DIA, ESTOU COM UMA DUVIDA.

Tenho uma empresa [eirelli], pois nao tem socios [apenas eu] e tenho uma duvida a respeito do pro-labore.
Eu sei que pago 11% do meu pro-labore, porem queria colocar a folha de pagamento para comprovar renda, devido aos gastos de pessoa fisica [PF]

Porem meu contador disse que se eu colocar 2,500 na folha de pagamento, irei pagar 275,00 de inss e nao irei aposentar com o valor declarado, ou seja com 2500, apenas 1800,00. Ai esta minha duvida, como por exemplo, se eu declarar 3000,00 na folha de pagamento alem de pagar IR sobre a BASE DE CALCULO DE IR, nao irei aposentar com os 3000,00.

Minha duvida é a seguinte, gostaria de saber se tem alguma tabela desse tipo para ver qual a melhor opção pro pro-labore e qual valor irei aposentar sobre o INSS.

Se for olhar por declaracao, se eu declarar o pro-labore em cima de um salario minimo, irei aposentar com um salario mineiro, resumindo paguei x , irei receber x. Ja no valor alto , nunca irei aposentar com o salario pago. Porem se eu colocar a renda a uma salario, nao terei como comprovar a renda, ja que por exemplo gastos acima de 2mil em cartoes sao informados a receita federal, cheques acima de 5000,00 tbem, e pela logica, um gasto de 2000,00 hj nao é nada.

Qual o melhor valor à ser declarado para retirada do pro-labore, sem pagar IR e com uma boa aposentadoria?

Caso coloque o teto maximo, tem como eu restituir todo IR declarado?

Qual teto máximo do inss? E as Aliquotas?

como funciona os dependentes do pro -labore?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2018 | 13:19

Joel, boa tarde.
Atualmente, (hoje, não sabemos o que vai acontecer após as eleições), o INSS calcula o valor da aposentadoria considerando 80% das maiores contribuições de Julho de 1994 até a data do pedido.
O que você pode fazer e cadastrar uma senha, e depois emitir o CNIS, (extrato de todas as contribuições efetuadas) depois fazer uma simulação, ai você terá uma ideia se fosse hoje.
Vamos supor que você tenha contribuido desde Julho/94 até a presente data pelo teto, então o valor da aposentadoria, considerando sua idade igual ou superior a 65 anos, aproximadamente R$ 5.400,00 (bruto).
Menciono idade, isso porque idade inferior a 65 anos (homem) aplica-se o fator previdenciário que chega a reduz em até 30% do valor.

Nos links abaixo tem passo a passo para cadastrar a senha

https://emprestimofacil.com/blog/inss/meu-inss-aprenda-a-acessar/

Depois o link para fazer a simulação, lembrando que para a simulação precisa do CNIS (extrato previdenciário), isso porque terá que digitar os valores das contribuições;

https://sipa.inss.gov.br/SipaINSS/pages/conrmi/conrmiInicio.xhtml

(caso não consiga abrir esse link, então acesse: https://www.inss.gov.br, depois vá em simulações, depois em simulação do valor do beneficio),

ok

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.