x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 227

Trabalhar de atestado e apresentar depois

Guilherme Sanches

Guilherme Sanches

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2018 | 15:34

Boa tarde pessoal

Pesquisei em vários lugares e não consegui encontrar uma resposta mais concreta para o meu problema.
Estou com um funcionário que pegou três dias de atestado. Porém, no primeiro dia de atestado ele trabalhou normalmente, no segundo ele veio trabalhar mas não bateu o ponto (o que me fez ir questiona-lo e descobrir a situação) alegando ser por conta do atestado, que assim havia sido orientado pelo encarregado do seu setor, e então amanha (terceiro e ultimo dia do atestado) ele iria se ausentar e depois apresentar o atestado.

Como proceder neste caso?

Em relação ao segundo dia, onde ele está presente, ele deve registrar o ponto. Porém, se ele faltar o terceiro dia de atestado e apresenta-lo, eu posso aceitar esse atestado? (Não temos nenhuma regra clara sobre tempo para aceitar o atestado) Há algum tipo de problema legal?

Agradeço desde já a ajuda!

Eurus Christian Bahniuk

Eurus Christian Bahniuk

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2018 | 15:38

Guilherme,

Em primeiro lugar, ao "receber" o atestado, no próprio verso, faça constar a data que o funcionário lhe entregou e peça para que ele assine confirmando a entrega. Assim, se ele alegar que trabalhou sob atestado, a empresa alegará que não estava ciente da doença dele, inclusive, se estava trabalhando, não estava doente.

Quanto ao dia em que ele trabalhou sem assinalar o ponto, faça a marcação adequada.

Acho que com isso você demonstra a boa-fé da empresa.

Espero tê-lo ajudado.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2018 | 17:13

Guilherme Sanches

que assim havia sido orientado pelo encarregado do seu setor,

Se ele foi orientado a agir dessa forma por seu superior imediato, isso deve ser a primeira coisa a ser investigada, afinal, o trabalhador cumpriu ordens da empresa.

Se o fato for comprovado, a empresa estaria sim ciente da doença do empregado, sendo inteiramente responsável por isso.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade