Tiago, obrigada pela atenção e desculpa na demora em responder...
Tentamos fazer o que vc sugeriu. O autônomo em questão foi até o INSS pedir a unificação e ficou sabendo que não se faz mais esse tipo de serviço.
No INSS disseram que não fazem mais a unificação e que a empresa que utilizou o nº de inscrição inativo é que deveria reenviar todos os arquivos sefip novamente fazendo a alteração para o nº correto.
Vc ou alguém aqui do Forum já ouviu falar isso?
Achei muito estranho pois o nº de INSS deste autônomo foi alterado pela Previdência em 1996, na época de um recadastramento. Só que no Sefip, utilizando o nº inativo, nunca tive problemas de erro no envio nem nunca fui informada pelo INSS que o nº estava inativo... O sistema do INSS/ Sefip sempre aceitou as informações enviadas para o nº que estava inativo, desde março/2003 qdo as contribuições de autônomos começaram a ser descontadas por empresa.
Para esclarecer, digo autônomo / cooperado, que tem sua contribuição descontada pelo teto máximo pela cooperativa de trabalho que represento, desde março/2003 até hj.
Obrigada pela atenção!
Boas Festas a todos!