x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 5.654

2 (duas) Inscrições no INSS - Autonomo

DANIELLE CHRISTINA WAGNER LEME

Danielle Christina Wagner Leme

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 10 novembro 2009 | 16:13

Quando uma pessoa (autonomo) possui duas inscrições no INSS, estando as duas contas ativas e sendo utilizadas por empresas distintas para informação de remuneração, como o autonomo deve proceder para unificar as contas, juntando o valor creditado nas duas contas para fins de aposentadoria ?

DANIELLE CHRISTINA WAGNER LEME

Danielle Christina Wagner Leme

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 22 dezembro 2009 | 15:09

Tiago, obrigada pela atenção e desculpa na demora em responder...
Tentamos fazer o que vc sugeriu. O autônomo em questão foi até o INSS pedir a unificação e ficou sabendo que não se faz mais esse tipo de serviço.

No INSS disseram que não fazem mais a unificação e que a empresa que utilizou o nº de inscrição inativo é que deveria reenviar todos os arquivos sefip novamente fazendo a alteração para o nº correto.

Vc ou alguém aqui do Forum já ouviu falar isso?

Achei muito estranho pois o nº de INSS deste autônomo foi alterado pela Previdência em 1996, na época de um recadastramento. Só que no Sefip, utilizando o nº inativo, nunca tive problemas de erro no envio nem nunca fui informada pelo INSS que o nº estava inativo... O sistema do INSS/ Sefip sempre aceitou as informações enviadas para o nº que estava inativo, desde março/2003 qdo as contribuições de autônomos começaram a ser descontadas por empresa.

Para esclarecer, digo autônomo / cooperado, que tem sua contribuição descontada pelo teto máximo pela cooperativa de trabalho que represento, desde março/2003 até hj.

Obrigada pela atenção!

Boas Festas a todos!

TIAGO José NOGUEIRA

Tiago José Nogueira

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 15 anos Quarta-Feira | 23 dezembro 2009 | 09:57

Estranho...
Os problemas como esse em questão que já tive foram solucionado conforme a 1º resposta. Más, para evitar problemas, faça conforme o sugerido pelo INSS.
Eu também nunca recebi notificações sobre problemas com contas de trabalhadores declaradas em sefip. Acho que eles recolhem a grana, depois, a gente têm que correr atrás p/checar si houve ou não problemas no repasse. Fazer o que né!

;)

"Se a oportunidade não bate, construa uma porta"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade