
José Donato
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalAbaixo o passo a passo para realizar a procuração eletrônica na Receita Federal:
1° Passo: Entre no link eCAC - Receita Federal através do navegador.
2° Passo: Clique na imagem "Certificado Digital".
3° Passo: Selecione o Certificado Digital da empresa e entre com a senha.
4° Passo: Verifique se está correto o nome do Titular do Certificado e Responsável Legal na parte superior da tela.
5° Passo: Nas opções de serviços, selecione "Senhas e Procurações" e depois em "Cadastro, Consulta e Cancelamento – Procuração para e-CAC".
6° Passo: Clique em "Cadastrando Procuração".
7° Passo: Preencha os dados do procurador, a vigência (Prazo de validade até 5 (cinco) anos) e selecione as opções de serviços que o procurador poderá realizar.
8° Passo: No final da tela selecione a opção "Cadastrar Procuração", caso apareça a informação "Já existe autorização com os parâmetros informados.", significa que a procuração consta como ativa e neste caso oriento que verifique abaixo em observação, caso não apareça siga o 9° Passo.
9° Passo: Logo após selecionar a opção "Cadastrar Procuração" será feito o download automático de um arquivo chamado "Assinador Digital", baixe-o, clique em abrir, permita o aplicativo a Executar e clique em "ASSINAR DOCUMENTO".
10° Passo: Irá voltar para a tela de Procuração Eletrônica na Receita Federal e em verde estará escrito "Procuração realizada com sucesso".
11° Passo: Confirme na opção "Consulta por Outorgante" se a procuração consta ativa.
Observação: Caso a empresa já possua a procuração ativa e precisa adicionar os serviços que não foram selecionados ou adicionados recentemente pela Receita Federal como por exemplo serviços do eSocial, faça o processo até o 5° Passo anterior, clique em "Cancela Procuração", tique a Procuração que deseja cancelar e clique em "Cancelar Procuração" e refaça todo o processo de cadastramento.
Atenciosamente,
José Donato