x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 235

Auxílio doença x demissão

ANA CLAUDIA RIBEIRO

Ana Claudia Ribeiro

Bronze DIVISÃO 4
há 6 anos Segunda-Feira | 5 novembro 2018 | 20:53

Boa noite. Preciso tirar umas dúvidas. Estou no auxílio doença desde junho/2016. Atualmente estou na reabilitação profissional pelo INSS, fazendo o curso de assistente de recursos humanos. O curso termina em janeiro de 2019. Quando terminar o curso o INSS me dará alta pra que eu volte pra empresa. Não poderei voltar a meu cargo antigo, a empresa terá que me realocar em novo setor. Sendo assim, se a empresa me demitir, quais são meus direitos, preciso saber se esses dois anos e seis meses de auxílio entram na rescisão de contrato? Se esse tempo também conta pra aposentadoria? E se tenho direito a seguro desemprego? Desde já agradeço.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 6 novembro 2018 | 11:31

Ana, bom dia.
Esse período de "estagio/treinamento" e de responsabilidade do INSS, após o termino a empresa irá preencher um questionário mencionando se esta apta ou não para exercer a nova atividade.
Se apta, então passará a exercer a nova função no RH(onde está fazendo o treinamento),e esse período de treinamento e considerado como auxilio doença, ou seja, afastada.
Com relação a demissão, precisa verificar com o rh ou médico do trabalho, isso porque em alguns caso a estabilidade vai até a aposentadoria.
Com relação aos seus direitos, data do inicio do auxilio doença e fim (termino do treinamento), e também a data de admissão.
Esse período que está afastada, conta-se sim para a aposentadoria principalmente no seu caso em que está registrada.
ok

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade