FÓRUM CONTÁBEIS
DEPARTAMENTO PESSOAL E RH
Restituição INSS e Imposto de Renda
Tcheler de Oliveira
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 13 novembro 2018 | 10:59
Bom dia,
Fizemos uma retirada de pró-labore para um cliente sobre o teto do INSS indevidamente porque o mesmo é médico e já recolhe sobre o teto do INSS como autônomo, o problema é que ele já pagou as guias do INSS e do IR.
Qual o procedimento para pedir uma restituição de INSS e Imposto de Renda?
Devo fazer uma nova GFIP de exclusão da competência ?
Grato!
Carlos Alberto dos Santos
Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2018 | 06:59
Tcheler, bom dia.
Com relação ao Imposto de Renda, ele quando fizer sua declaração de imposto de renda - anual, irá compensar esse valor que foi descontado, onde a empresa irá fornecer a ele o Informe de Rendimento.
Com relação ao INSS, segue o link
idg.receita.fazenda.gov.br
Tcheler de Oliveira
há 6 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2018 | 14:39
Carlos Alberto dos Santos, Boa Tarde!
Entendi, vou gerar um informe de rendimentos e ele vai informar na Declaração de IR dele esse valor retido. Certo?
Porém, o valor da retirada de pro-labore eu não posso informar, porque eu vou fazer uma GFIP excluindo essa competência e fazer uma PERDCOMP para o INSS, certo?
Carlos Alberto dos Santos
Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2018 | 14:41
Tcheler, se a empresa for retificar a GFIP, então automaticamente está excluindo o imposto de renda e o inss, no qual devera solicitar a restituição, nesse caso não há informe de rendimento, ok...
Tcheler de Oliveira
há 6 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2018 | 09:44
Carlos Alberto dos Santos,
Entendi, talvez seja o melhor caminho, pois terei um crédito de Retenção de IR, mas também terei que informar um rendimento tributável de 5 mil, não valeria a pena!