x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 162

Afastamento por doença x 13° salário

Karla

Karla

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2018 | 06:01

Bom dia,

Estou no 4° mês de gestação e fui diagnosticada com depressão, sendo assim, fui afastada da empresa devido a doença iniciar dentro da mesma. Minha perícia tinha sido marcada para dia 12-11-18 porém ao comparecer no INSS fui informada na hora que o médico estava de licença no dia. Remarcaram para final do mês, dia 28-11. Tenho o conhecimento que só posso retornar após a perícia médica, porém como foi adiada fiquei com algumas dúvidas. Faz 1 ano e 10 que trabalho nesta empresa, com o afastamento eu recebo do 13°? Quem paga é a empresa ou o INSS visto que meu último dia no trabalho foi 19/10/18?
Também tenho 10 dias de férias atrasadas que deveriam ser retiradas até dezembro deste ano, pelo afastamento eu perco estes dias?

Obrigada desde já!

João Vitor Fernandes

João Vitor Fernandes

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2018 | 08:45

Karla, bom dia!

A empresa te pagará 10/12 avos do 13º, caso consiga o benefício o INSS te pagará 2/12 avos. O afastamento do INSS prolonga o período aquisitivo, sendo assim, se conseguir o benefício você poderá tirar essas férias depois, sem prejuízo para você e a empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade