x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 441

Piso salarial x função

Valéria Onorato

Valéria Onorato

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Recursos Humanos
há 6 anos Terça-Feira | 27 novembro 2018 | 08:50

Pessoal,

Me surgiu uma dúvida aqui agora...

Referente a salários, a convenção estipulou um piso salarial e eu ajustei os funcionários pelo piso, todos que estavam abaixo.
Porém, tem dois cargos diferentes que é auxiliar administrativo e vendedora, nesse caso os dois cargos ficaram pelo piso da convenção.

Isso pode acontecer ou eu tenho que diferenciar os salários pelo cargo? Mesmo estando pelo piso da convenção.

CÉSAR SANTOS

César Santos

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 27 novembro 2018 | 09:17

Valéria Onorato , bom dia!

Teria que saber qual o seu sindicato e verificar a categoria de cada funcionário.

Ex:
Empresa de transporte
Motorista - Sindicato dos Rodoviarios

Empresa de transporte
Aux. Administrativo - Sindicapri

Teria que ver a qual sindicato pertence o funcionário e lembrando que você não pode reduzir o salário do funcionário, caso venha pagando a maior, terá que continuar pagando.

Caso os funcionários mencionados já recebe o piso da categoria será necessário aplicar o percentual do reajuste sobre o salário.

~ Vá firme na direção da sua meta ... Porque o pensamento cria ... O desejo atrai e a Fé realiza !

@contabilidadeexato
Valéria Onorato

Valéria Onorato

há 6 anos Terça-Feira | 27 novembro 2018 | 09:20

Paulo César

É o sindicato dos comerciários de são paulo.

Um cargo é auxiliar administrativo e o outro é vendedor.

Os dois estão pelo piso da convenção, gostaria de saber se é o correto ou por serem cargos diferentes eu teria que aumentar o salário de um deles para diferenciar.

CÉSAR SANTOS

César Santos

há 6 anos Terça-Feira | 27 novembro 2018 | 09:54

Valéria Onorato , bom dia!

Tomei como base a convenção dos lojistas e lá está especificando os salários, faxineiro, copeiro, empacotador ... salário de 1.123,43 e empregados em geral com salário de 1.405,06.

Assim aux. adm. e vendedor entram em empregados em geral com salário de 1.405,06 independente da função.

~ Vá firme na direção da sua meta ... Porque o pensamento cria ... O desejo atrai e a Fé realiza !

@contabilidadeexato
Valéria Onorato

Valéria Onorato

há 6 anos Terça-Feira | 27 novembro 2018 | 09:59

Paulo César

Ah sim, entendi.

Achei que tivesse algum problema, por terem funções diferentes e estarem com o mesmo salário.

E data de admissão também, mas independentes disso, o salário tem que estar sempre no piso né.

CÉSAR SANTOS

César Santos

há 6 anos Terça-Feira | 27 novembro 2018 | 10:02

Isso o salário nunca deve estar abaixo do piso estipulado pelo sindicato, tem casos que a empresa paga acima do piso por escolha.

@contabilidadeexato

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade