Suely
Iniciante DIVISÃO 3 , Não InformadoBom dia!
Um colaborador faltou nos últimos 2 dias para termino do seu contrato de experiência e apresentou um atestado de 4 dias, ainda posso demiti-lo por termino de contrato?
respostas 3
acessos 276
Suely
Iniciante DIVISÃO 3 , Não InformadoBom dia!
Um colaborador faltou nos últimos 2 dias para termino do seu contrato de experiência e apresentou um atestado de 4 dias, ainda posso demiti-lo por termino de contrato?
Carlos Alberto dos Santos
Consultor Especial , Analista PessoalSuely, boa tarde.
Paga-se 02 dias e encerra o contrato, ok..
Thalisson Silva da Rocha
Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal Suely
Funcionária em contrato de experiência apresenta um atestado médico de 60 dias de afastamento. Como a empresa deve considerar o período de experiência?
Informamos durante a concessão do auxílio-doença previdenciário, o empregado é considerado em licença não remunerada, suspendendo-se o contrato de trabalho enquanto durar o benefício.
A suspensão só se efetiva a partir do 16º dia de afastamento, quando o empregado passa a receber o auxílio-doença da Previdência Social.
Os 15 primeiros dias de afastamento em que o contrato vigora plenamente considera-se como interrupção do respectivo contrato, remunerados integralmente pela empresa.
Assim, observado que durante os 15 primeiros dias de afastamento o prazo do contrato corre normalmente, caso o empregado se afaste no curso do contrato de experiência por motivo de doença, e o término do contrato ocorra dentro desse período, ou seja, dos 15 primeiros dias, a empresa procederá à extinção do contrato de trabalho na data prevista para o seu término.
Caso contrário suspende-se a contagem do contrato de experiência a partir do 16º dia de afastamento, quando, então, o contrato deixará de gerar qualquer efeito e, após a alta médica previdenciária, o empregado retornará à empresa para cumprir o restante do contrato.
Dessa forma, ocorrendo a suspensão do contrato de experiência, o empregador não poderá rescindí-lo nesse período, devendo aguardar o retorno do empregado ao trabalho, quando o contrato volta a vigorar normalmente, podendo o trabalhador cumprir os dias restantes do contrato, observados os limites fixados pela legislação, conforme inicialmente abordado.
FONTE: Consultoria CENOFISCO
www.empresario.com.br
Aproveitando ja tem um topico referente esse assunto.
www.contabeis.com.br
Suely
Iniciante DIVISÃO 3 , Não InformadoObrigada Carlos Alberto e Thalisson.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade