Janaina Gaio
Iniciante DIVISÃO 1 , Assistente Contas à PagarBom dia!
Por favor, gostaria de saber o calculo correto de descontos (IRRF, INSS e ISS) para emissão de uma RPA de uma Pessoa física ref. a aulas particulares para uma Pessoa Jurídica.
A contratante emitiu uma RPA para a prestadora dos serviços, como os seguintes valores:
Salário R$ 3.080,00
Descontos efetuados:
INSS autônomo R$ 338,80 (11%)
IRRF R$ 42,00 (não entendi como chegaram neste valor, vale ressaltar que ela não tem dependente), eu cheguei ao valor de R$
62,79, conforme memoria de cálculo abaixo!
ISS R$ 154,00 (5%, neste caso de aula particular da PF para PJ, o prestador de serviço é obrigado a pagar este valor no município
do RJ?? Ou quem paga é o contratante?) Essa prestadora de serviço, como falei é uma pessoa
física e não tem matricula no município e muito menos inscrição municipal!!
INSS Patronal R$ 277,20 (9% alíquota aplicada, me parece que como já haviam cobrado os 11 no autônomo, aplicaram os 9% para completar
o que faltava para chegar os 20%. Não entendi o motivo do desconto desse valor da prestadora de serviços??)
Total descontado R$ 812,00
Valor líquido pago a prestadora do serviço: R$ 2.268,00
Minha memória de cálculo do valor de IRRF que encontrei de R$ 62,79.
Salário INSS Base de calculo Faixa 1 = 7,5% Parc. a deduzir Vlr IRRF devido
3080 338,8 2741,20 205,59 142,80 62,79
Em resumo:
Quais são os impostos/descontos corretos?
Qual o cálculo correto desta RPA?
O ISS para aulas particulares de pessoa física para jurídica no município do RJ está correto, mesmo a prestadora não tendo matrícula nem inscrição municipal?
Agradeço desde já pela atenção/orientação.
Janaína Gaio