x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 266

inss - reembolso de pagamento errado (facultativo)

Carlos

Carlos

Iniciante DIVISÃO 3 , Autônomo(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2019 | 21:51

Olá.

Até abril/2018 eu estava pagando sem atrasos o inss como facultativo.
Porém de maio até novembro eu não paguei.

Como passou 6 meses eu perdi a situação de segurado e não poderia pagar os atrasados.
O problema é que eu não sabia disso na época.

Por falta de informação, fui no site do inss e imprimi o boleto para pagar todos esses meses em atraso.
E acabei pagando.

Posso recuperar esse dinheiro?
Pq pelo que entendi foi dinheiro tocado fora, já que esses meses em atraso não contam como tempo de contribuição.

EZEQUIEL DOS SANTOS AMARAL

Ezequiel dos Santos Amaral

Prata DIVISÃO 3 , Advogado(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2019 | 23:47

Carlos boa noite!
O sistema do INSS não permite o recolhimento fora do prazo que prejudicaria o contribuinte, se permitiu o recalculo é porque a opção selecionada encontra-se dentro do prazo regular para recolhimento em atraso ou selecionou de forma equivocada.

O recolhimento em atraso apenas não conta para requerer benefício hoje, não no futuro, só recolher 4 contribuições à partir da primeira no prazo, que a sua qualidade de segurado é reativada (se realmente perdeu).

Contador - CRCSP nº 263290
Advogado - OAB/SP nº 508.219
Gestor Financeiro - CRASP nº 6-004301

E & A CONTABILIDADE®
https://www.EACONTABILIDADE.COM.BR

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade