x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 125

Recolhimento de INSS de transportador autônomo

Meira

Meira

Iniciante DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2019 | 12:32

Bom dia!

Estou com uma dúvida que está me mantendo travado em meu trabalho. Um cliente veio me procurar me questionando quanto a isso. Trata-se do recolhimento do INSS de proprietário de caminhão, autônomo, que contratou motorista para fazer o serviço.

Pela RPA fornecida pela empresa, quinzenalmente era descontado o INSS referente à retenção na fonte de 11% sobre os 20% do frete bruto. Como sou novo, fico na dúvida: esta retenção trata-se de um pagamento ao fisco, ou depósito em conta da empresa ou do autônomo?

Além disso, embora não conste da RPA que o autônomo recebeu com os detalhamentos de valores, ouvi muito sobre um "INSS patronal". Isso existe? É calculado sobre os outros 20%? Porque, de fato, não foram recolhidos de acordo com o RPA.

Aliás, fora a retenção dos 11%, não consta nenhum recolhimento a título de INSS do RPA. Em consulta ao INSS também não constam depósitos a título de INSS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade