x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 13.974

INSS Contribuição Menor que o Salário Mínimo

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 5 dezembro 2009 | 11:26

Bom dia amigos!

Estou com uma dúvida e não consegui encontrar uma solução em minhas pesquisas.

Um empregada doméstica faz uma jornada reduzida e, consequentemente, recebe um valor mensal menor que o salário mínimo.
Digamos que esta doméstica faça umas 10 horas por semana e receba R$ 200,00 por mês. Com isto, ela irá contribuir para o INSS sobre um salário base de apenas R$ 200,00.

Minha dúvida é: Se ela contribui com um valor menor que o salário mínimo, ela deve pagar o complemento do INSS (sobre uma base de R$ 265,00, ou seja, R$ 465,00 - R$ 200,00) para se tornar uma segurada do INSS ou não é necessário??

É que ela não tem condições de pagar o complemento do INSS e gostaria de saber se, mesmo contribuindo sobre apenas R$ 200,00, ela é segurada do INSS, com direito a auxilio-doença, aposentadoria, etc.

Desde já, muito obrigado pela atenção de todos!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
SERGIO HOFFMEISTER

Sergio Hoffmeister

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Administrativo
há 15 anos Sábado | 5 dezembro 2009 | 11:52

Caro Wilson, ontem postei uma questão identica a sua, pois tenho uma doméstica que trabalha 4 horas por dia e recebe meio salario minimo, qual seria a base de calculo do inss, R$ 232,50, posso recolher sobre meio salario?

Grato !!!

E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica!
67 996139920  whatzapp
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 5 dezembro 2009 | 13:44

Sergio Hoffmeister,

Você pode sim recolher sobre meio salário.

A questão da minha dúvida é se esta contribuição é válida para a empregada ou se ela terá que recolher o "complemento".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
EDER RODRIGO BENOSSO

Eder Rodrigo Benosso

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Pessoal
há 15 anos Segunda-Feira | 7 dezembro 2009 | 09:58

Bom dia Wilson!
Na empresa onde trabalho existe casos igual ao seu inclusive uma esta afastada e ganhava meio salario minimo, e esta recebendo normal não houve nada que impedisse.
Espero ter ajudado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade