x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 200

MEI INSS - Dúvida!

Andreza

Andreza

Iniciante DIVISÃO 3 , Micro-Empresário
há 6 anos Domingo | 24 fevereiro 2019 | 13:42

Olá, boa tarde à todos.

Recentemente quando meu contador me alertou sobre o imposto de renda que em breve. Ai me veio a mente que eu tinha uma MEI aberta em 2017, ai perguntei a ele se deveria colocar ela no imposto de renda. Ai ele tomou um susto, pois ele não sabia que eu tinha essa MEI e me disse que toda MEI tinha que pagar imposto.

Ai fiquei louca na hora, pois eu abri ela em 2017, mas sem intenção de usar ela, no momento, somente no começo desse ano, que fui atrás de abertura de conta em banco e essas coisas.

Ai ele me mostrou um debito enorme desde 2017, da data de abertura com ICMS, e INSS. Mas como relatei não tenho funcionário e nem uso minha MEI, vou ver se começo agora, como faço para não ter que pagar esses valores todos?

Pois pelo que eu vi são R$ 50,00 por cada mês desde 2017, como faço? Sou obrigada a pagar? Me ajudem por favor!

MICHELLE NATHALIA ARAUJO

Michelle Nathalia Araujo

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2019 | 16:14

Boa tarde, Andreza.

Acredito que você terá que pagar as guias de DAS de 50,00 +/- por mês desde a abertura da sua empresa até o momento.

Verifique com seu contador a possibilidade de parcelar os débitos anteriores à 2019.

Mas como sua empresa provavelmente estava como situação ATIVA (acredito eu), você terá que pagar os anos de 2017 e 2018.

Lembrando também das guias do decorrer do ano de 2019 (que vencem todo dia 20 de cada mês) deverão ser pagas.

Ligue para o Sebrae para obter mais informações.

Att.

Danilo de Souza Silva

Danilo de Souza Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2019 | 08:37

Bom dia,

Complementando as corretas orientações da Michelle, quando o MEI é aberto, as DAS são geradas mensalmente desde a constituição, independente se a empresa está tendo movimentação/faturamento. No caso em tela, é possível realizar o parcelamento mesmo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade