x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 11

acessos 96.646

Posso retornar ao trabalho antes do atestado terminar?

Willuks

Willuks

Iniciante DIVISÃO 4 , Analista
há 6 anos Sábado | 2 março 2019 | 08:15

Bom dia!

Em meados de novembro fiquei muito doente, uns problemas de saúde sérios retornaram para minha vida e tive que me afastar da empresa. O médico me obrigou a ficar 4 meses de atestado, me obrigou a ser internada e iniciar um tratamento caríssimo que eu não queria, mas era pro meu bem.

Recorri ao INSS e fui negada do benefício de salário doença, porém continuei de atestado em casa seguindo o tratamento.

Estou bem melhor e cansada de ficar em casa, tirando o fato de que todas as minhas economias gastei em transporte para hospital e com remédios absurdamente caros. Estou passando por dificuldades já que estou sem dinheiro e como já me sinto bem, quero voltar para a empresa.

Faltam 1 mês de atestado, será que posso voltar a trabalhar normalmente? Preciso fazer algum procedimento? Por favor, me ajudem. Levando em conta que meu atestado informa no mínimo 4 meses de afastamento ou caso necessário tempo indeterminado por haver perigo a minha segurança e a de terceiros. Mas eu estou muito bem, pois segui ao tratamento.

Por favor, me ajudem, preciso muito da ajuda. É meu primeiro emprego.

Juliana Sacardo

Juliana Sacardo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Sábado | 2 março 2019 | 09:35

Bom dia, Wilukis!

As empresas não podem aceitar o funcionário com atestado. O correto é retornar ao médico e solicitar um atestado de aptidão para retornar ao trabalho, sendo assim sim, caso contrário acho dificil a empresa aceitar.

Atenciosamente,
Juliana Sacardo

Willuks

Willuks

há 6 anos Sábado | 2 março 2019 | 17:47

Juliana, obrigada pela resposta.

Você sabe me informar se o médico onde preciso ir é do INSS? Pois não recebi benefício então não sei se o correto é ir lá ou se posso ir no médico com quem faço meu tratamento, ou até mesmo o médico da empresa.

Juliana Sacardo

Juliana Sacardo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 4 março 2019 | 10:51

Willukus,

O certo é o mesmo médico que te deu esse atestado te liberar, mas a empresa poderá te submeter ao médico da empresa também.

Atenciosamente,
Juliana Sacardo

Willuks

Willuks

há 6 anos Quinta-Feira | 7 março 2019 | 12:30

Géssica, boa tarde.

Sim, fui negada por não ter tempo de contribuição. Os 12 meses, possuo somente 9-10.

_____

Juloana, boa tarde.

Entrei em contato com o RH da empresa e a mesma não quer deixar eu retornar ao trabalho antes do período do atestado acabar. Porém, eu preciso muito por estar passando bastante dificuldades. Sem dinheiro não consigo continuar meu tratamento. Como proceder?

Além do mais, esses dias li diversas informações na internet a respeito disso e que é possível sim retornar antes do período do atestado terminar.

Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Quinta-Feira | 7 março 2019 | 13:28

Willuks boa tarde, recomendo ir no medico da empresa, se ele lhe liberar tudo bem, converse isso com o RH da empresa, se você esta mesmo apta para voltar a trabalhar, ele ira dizer.

Outra opção, e ir no medico que lhe deu o afastamento, fazer uma nova consulta, se estiver tudo ok, pegar o atestado onde diz que ta tudo ok...

Att, Endriw Braga
DP PESSOAL

Willuks

Willuks

há 6 anos Quinta-Feira | 7 março 2019 | 13:31

Boa tarde, Endriw.

Eu já fiz isso, porém o RH da empresa insiste em deixar em retornar somente ao fim do atestado. E não sei como recorrer a isso.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 7 março 2019 | 14:01

Willuks

Vá ao seu médico e peça um laudo informando sua aptidão ao trabalho e apresente no RH.

O RH não vai te chamar pra retornar ao trabalho, já que vc está de atestado, portanto, a iniciativa tem que partir de vc.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 anos Domingo | 8 novembro 2020 | 08:10

Monica,

Se o medico não quer dar o atestado, significa que o paciente não esta apto a voltar a trabalhar, e uma situação bem delicada o INSS negou o auxilio duas vezes?

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Marcelo de Oliveira Dias da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 4 anos Domingo | 8 novembro 2020 | 09:19

Estive com um caso parecido, a funcionária sofreu um acidente de moto (deslocamento) e ela precisou ficar afastada por 90 dias. Fizemos a CAT e solicitamos o aux. doença (INSS). Por ter apenas 9 meses de tempo de contribuição foi indeferido.

Nesse caso a empresa teria que pagar o salário da funcionária?

Hoje é o melhor dia para lutar por seus sonhos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade