x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 170

Larissa dos Santos Silva

Larissa dos Santos Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 4 março 2019 | 15:49

Ola, Boa tarde!

Comecei a trabalhar recentemente com rescisões, porém ainda me surgem duvidas.
As folhas de ponto dos funcionários inicia dia 16 de um mês e fecha no dia 15 do outro mês,
exemplo: 16/01/2019 até 15/02/2019, tenho uma rescisão para fazer Aviso Prévio Indenizado a partir do dia 01/03, minha duvida é se ja paguei a folha referente ao mês 02, quantos dias de saldo de salário eu devo pagar para esse func.? 1 dia ou 17 dias?

No caso o mesmo foi dispensado dia 01/03 (Sexta-feira) sua carga horário é 7:20 por dia e tem direito a uma folga por semana e um domingo no mês, nessa caso eu preciso pagar p/ o mesmo o DSR de sábado e domingo, no saldo de salário?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 5 março 2019 | 14:01

Larissa, boa tarde.
O mês sempre será do dia 01 até o ultimo dia do mês.
O ponto (no seu caso) do dia 16 de um mês a 15 do mês seguinte, e para que a empresa tenha tempo de processar a folha, maioria das empresas fazem isso, para você ter uma ideia os bancários(banco) o ponto e do dia 15 de um mês a 14 do mês seguinte. Esse sistema também na maioria das médias e grandes empresas.
No caso do empregado que foi dispensado no dia 01 de Março, esse e o aviso e indenizado, se o sábado e dia compensado, então esse receberá 03 dias (o dia 01, 02 e 03).
Aviso indenizado, começando a ser contado a partir do dia 04 de março(segunda-feira), ok..
Agora precisa verificar o cartão de ponto dele no periodo de 16 de Fevereiro à 01 de Março, para ver se tem;

a) Atraso
b) Falta
c) Hora Extra
d) Atestado Médico
e) Saída Antecipada
f) etc....

Esse periodo de 16 de Fevereiro a 01 de Março, servirá somente para isso.

Os dias a serem pagos em rescisão será de 03 dias, a não ser que o sábado seja trabalhado e o mesmo como foi dispensado no dia 01 de Março, então receberá somente 01 dia, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.