x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 2.704

Retificação RAIS apenas um funcionário

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 14 março 2019 | 17:44

Olá boa tarde!

Tenho uma empresa que veio de outro colega contabilista, o qual informou o PIS de apenas uma funcionária erroneamente.
A empresa possui 4 funcionários (ano base 2017)

Minha dúvida é como proceder para retificar os dados do PIS de apenas um funcionário?

Terá multa?

Obrigado a quem puder ajudar.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 20 março 2019 | 11:12

Olá Diogo
bom dia,

RETIFICAÇÃO DA RAIS ANO-BASE 2008 A 2017

Para retificar os campos: PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO, o estabelecimento/entidade deverá:

* gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS Genérico (1976-2017), somente com o(s) empregado(s) a ser(em) retificado(s) e realizar a sua transmissão; e

* realizar a exclusão do(s) empregado(s) que foi(ram) retificado(s), utilizando a opção "Exclusão de vínculos: ano-base 2008 a 2018", preenchendo todos os dados solicitados, inclusive o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar".

Na declaração de retificação devem ser gravados somente os empregados que foram corrigidos e, quando for o caso, os vínculos a serem incluídos. Os empregados declarados corretamente não devem constar na declaração retificadora para evitar duplicidades.

Sobre a multa

http://www.rais.gov.br/sitio/como_informar.jsf#penalidade

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 março 2019 | 18:01

Prezada Vania, muito obrigado!!

Mas ainda estou na dúvida quanto a isso:

* realizar a exclusão do(s) empregado(s) que foi(ram) retificado(s), utilizando a opção "Exclusão de vínculos: ano-base 2008 a 2018", preenchendo todos os dados solicitados, inclusive o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar".


Os dados que devo preencher na "exclusão de vínculos" é os dados da primeira RAIS? ou da RAIS que fora retificada?

Obrigado

LUCIANA SILVERIO

Luciana Silverio

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2021 | 16:05

Boa tarde, é possivel retificar a RAIS 2019? Estou tentando fazer uma retificação de uma RAIS enviada por outro colega mas informa que está fora do prazo. Alguém poderia me orientar.
Obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.