x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.760

Retificação RAIS apenas um funcionário

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 14 março 2019 | 17:44

Olá boa tarde!

Tenho uma empresa que veio de outro colega contabilista, o qual informou o PIS de apenas uma funcionária erroneamente.
A empresa possui 4 funcionários (ano base 2017)

Minha dúvida é como proceder para retificar os dados do PIS de apenas um funcionário?

Terá multa?

Obrigado a quem puder ajudar.

Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 1 ano Quarta-Feira | 20 março 2019 | 11:12

Olá Diogo
bom dia,

RETIFICAÇÃO DA RAIS ANO-BASE 2008 A 2017

Para retificar os campos: PIS/PASEP, data de admissão, data de desligamento e CBO, o estabelecimento/entidade deverá:

* gerar uma nova declaração RAIS do estabelecimento, utilizando o programa GDRAIS Genérico (1976-2017), somente com o(s) empregado(s) a ser(em) retificado(s) e realizar a sua transmissão; e

* realizar a exclusão do(s) empregado(s) que foi(ram) retificado(s), utilizando a opção "Exclusão de vínculos: ano-base 2008 a 2018", preenchendo todos os dados solicitados, inclusive o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar".

Na declaração de retificação devem ser gravados somente os empregados que foram corrigidos e, quando for o caso, os vínculos a serem incluídos. Os empregados declarados corretamente não devem constar na declaração retificadora para evitar duplicidades.

Sobre a multa

http://www.rais.gov.br/sitio/como_informar.jsf#penalidade

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 21 março 2019 | 18:01

Prezada Vania, muito obrigado!!

Mas ainda estou na dúvida quanto a isso:

* realizar a exclusão do(s) empregado(s) que foi(ram) retificado(s), utilizando a opção "Exclusão de vínculos: ano-base 2008 a 2018", preenchendo todos os dados solicitados, inclusive o número do CPF do responsável pela declaração e clicar na opção "Enviar".

Os dados que devo preencher na "exclusão de vínculos" é os dados da primeira RAIS? ou da RAIS que fora retificada?

Obrigado

Luciana Silverio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 semanas Sexta-Feira | 8 janeiro 2021 | 16:05

Boa tarde, é possivel retificar a RAIS 2019? Estou tentando fazer uma retificação de uma RAIS enviada por outro colega mas informa que está fora do prazo. Alguém poderia me orientar.
Obrigado

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.