x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 54

autonômo que paga inss por conta própria e tem RPA

Josiane

Josiane

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 29 março 2019 | 15:09

Boa tarde gente!

Tem um autônomo aqui na empresa que ele paga 20% do teto do inss no boleto. Na RPA que a empresa faz ele pode não descontar o INSS já que ele paga como contribuinte? ou ele deve descontar pela empresa mesmo já pagando o teto?

Obrigada!

FLAVIO ZENICOLA

Flavio Zenicola

Ouro DIVISÃO 3 , Supervisor(a) Pessoal
há 6 anos Sexta-Feira | 29 março 2019 | 16:11



Boa tarde...ele deveria entrar na GFIP e apurar o INSS pela mesma,  pois pela empresa, ele recolheria 11% de INSS  se a empresa estiver inscrita no SIMPLES. Se não for inscrita, o INSS será de 31% na GFIP.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Sábado | 30 março 2019 | 07:36

Josiane, bom dia.
Se ele apresentar o recolhimento, então deve anexar o comprovante de recolhimento na RPA para provar em uma possivel fiscalização, afinal já contribuiu com o teto.
Na SEFIP deverá constar para pagamento da parte Patronal (20%), com exceção se for regime SIMPLES.
ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade