x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 372

PAT - VALE ALIMENTAÇÃO

Juesley Reis

Juesley Reis

Bronze DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 1 abril 2019 | 22:30

Gostaria de tirar algumas dúvidas

1- Posso pagar VALE ALIMENTAÇÃO para meus funcionários com valor diferente, proporcional ao salário de cada um, ou deve ser um valor só pra todos? Respeitando o limite de 20% do salário né.

2- Para não incidir salário, deve ser feito em cartão ou ticket, certo? Assim, é obrigado a cadastrar no programa PAT ou posso dar cartão de vale alimentação sem aderir ao PAT?

3- Empresa do SIMPLES NACIONAL tem algum benefício fiscal aderindo ao vale alimentação ou PAT, ou somente LUCRO REAL?

OBRIGADO!!!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 2 abril 2019 | 14:19

Juesley, boa tarde.

1- Posso pagar VALE ALIMENTAÇÃO para meus funcionários com valor diferente, proporcional ao salário de cada um, ou deve ser um valor só pra todos? Respeitando o limite de 20% do salário né.
R - O valor tem que ser igual para todos, com exceção se tem algum empregado em outra região em que o custo da refeição e maior.
O limite não é sobre o salario e sim sobre o CUSTO da refeição.

2- Para não incidir salário, deve ser feito em cartão ou ticket, certo? Assim, é obrigado a cadastrar no programa PAT ou posso dar cartão de vale alimentação sem aderir ao PAT?
R - Sim, para que não haja encargos, precisa estar inscrito na PAT.

Juesley, consulte uma ou várias empresas que trabalham com esse tipo de fornecimento, tem várias empresas, (ticket restaurante, sodexo, vr, etc..), eles irão até o local e te orientará como proceder, e também fornecerão caso precise, o custo da refeição onde está localizado a empresa e também as filiais, assim a empresa terá como base o valor a ser fornecido ao empregado, isso para que o empregado não venha questionar que o valor não cobre custo diário da refeição.
Aqui temos várias filiais no pais, então a empresa que fornece o cartão, me envie quando solicitado uma pesquisa de mercado do valor da refeição na região onde está localizado o escritorio.
ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade