x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 699

Retorno Auxílio Doença

Eduarda A.

Eduarda A.

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 8 abril 2019 | 09:03

Bom dia pessoal,

Comecei há pouco na área e estou precisando de um auxílio (não achei tópico sobre).

Tenho um funcionário afastado por auxílio doença e o benefício se encerra na próxima semana. Após o encerramento do benefício, ele pode voltar a trabalhar normalmente? Precisa passar por nova perícia? Médico do trabalho? Qual procedimento devo tomar? 

Alguém poderia me ajudar?

Obrigada!!

Att,
Eduarda
carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 8 abril 2019 | 09:40

Eduarda, bom dia.

1 - Após o encerramento do benefício, ele pode voltar a trabalhar normalmente?
R - Primeiro, precisará do ASO de retorno ao trabalho, emitido pelo médico do trabalho da empresa/clinica conveniada onde fez o exame medico admissional, se APTO, então retornará, caso negativo o médico do trabalho mencionará o motivo a empresa.

2 - Precisa passar por nova perícia?
R - Se for INSS não,

3 -Médico do trabalho?
R - Sim, esse irá decidir.

4=Qual procedimento devo tomar? 
R - Orientar o empregado agendando o exame de retorno ao trabalho, depois o empregado deverá apresentar o ASO emitido pelo médico do trabalho, ou, a empresa verificar junto ao médico/clinica qual foi o resultado, ok..

Eduarda A.

Eduarda A.

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 8 abril 2019 | 09:59

Carlos Alberto dos Santos Agradeço muito pelas orientações!!

Só mais uma dúvida, por exemplo o auxílio encerra no dia 18/04...

Posso marcar o exame antes dessa data ou o exame tem que ser feito no dia do retorno 19/04? Não estando apto, o procedimento é solicitar a prorrogação junto ao INSS? Até a data da solicitação, devo comunicar ao esocial a volta desse funcionário?? Durante esses dias, a empresa é quem paga os dias do funcionário?

Agradeço!!

Att,
Eduarda
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 8 abril 2019 | 10:28

Eduarda,

Você pode esta marcando o exame medico para o dia apos o encerramento do auxilio do funcionário como dia 19/04 sera feriado marque para o primeiro dia útil, você faz a comunicação dele quando passar pelo medico do trabalho.

Caso ele não esteja apto e fazer um novo agendamento para o INSS

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 8 abril 2019 | 10:37

Eduarda, o exame como mencionou o colega acima, tem que ser após a cessação do beneficio, como o dia 19 será feriado então o exame será no dia 22/04, já agenda e avise o empregado. 
Com relação a prorrogação essa tem que ser feita no periodo de 15 dias antes do término/cessação do beneficio, o que você deve fazer e eu faria, e entrar em contato com o empregado, verificar como ele está e  se ele mencionar que não tem condições de retornar ao trabalho, então deverá ligar para 135 e solicitar a prorrogação, enquanto isso ir até o seu médico e informá-lo, para que ele possa avaliar e emitir ou não um novo afastamento, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade