x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 1.213

RETIFICAÇÃO SEFIP/ DATA DA LICENÇA MATERNIDADE ERRADA

THAISE TREVISAN

Thaise Trevisan

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 12 abril 2019 | 09:16

Bom Dia Parceiros,

Uma cliente afastou-se de licença maternidade segundo o atestado do médico do dia ( 26/10/2018 á 23/02/2019) porem seu dependente nasceu dia 20/11/2018.

No meu sistema coloquei a data do atestado, mas o INSS colocou o da certidão de nascimento. 

Como faço agora? tenho que retificar a SEFIP? e esses valores de INSS, ela pode recolher? 

Att.

Thaise Trevisan

THAISE TREVISAN

Thaise Trevisan

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 15 abril 2019 | 09:27

Bom Dia, Karina!!!

Minha cliente ligou no 135 para agendar, porem mudou a forma de agendamento. Fizeram ela ligar todo dia ...até que ela conseguiu, mas demorou para ela dar entrada. Quando ela foi chamada no INSS, eles colocaram o afastamento com data do nascimento do dependente, e ainda fizeram ela assinar uma declaração ( DECLARAÇÃO DE INTERRUPÇÃO DA ATIVIDADE LABORAL REMUNERADA PARA FINS DE REQUERIMENTO DE SALARIO MATERNIDADE) .
Nessa declaração ela assina e declara que '' interrompi minhas atividades laborais e que a contribuição previdenciária recolhida nos meses 01 e 02 de 2019 foram realizadas indevidamente.
Ou seja, eles fizeram a burrada de colocar uma data errada, agora tem que retificar as GFIP´S, e nem sei como vou resolver isso.
Complicado...

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 15 abril 2019 | 17:40

Thaise Trevisan

É empresária?

Sua GFIP está correta. No caso, se ela afastou-se antes do parto, o certo é considerar a data do atestado mesmo, vc fez certo....só considera a data de nascimento caso o médico não forneça o atestado antes do parto.

Ligue no 135 e busque orientação pra saber como proceder para que o INSS acerte essa data. 

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.