x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 80

acessos 177.450

Como Retificar GPS Pelo Ecac?

Luciana Arrais

Luciana Arrais

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 17 janeiro 2020 | 17:01

Sabrina

Irei anexar para você o formulário. Abaixo as dicas de preenchimento:

Campo 01: preencha os dados da empresa
Campo 02: dados do pagamento, ATENÇÃO na coluna identificador coloque o CNPJ errado(o do pagamento)
Campo 03: prencha - n da ordem 1  -
                    tipo 01
                    DE: coloque o CNPJ errado
                    PARA: coloque o CNPJ  coreto

Agora é colocar p empresario assinar, reconhecer firma no cartorio, apos isso leve na agencia da receita federal anexado uma copia da guia.

Atenciosamente,

Luciana Arrais
Juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 29 junho 2020 | 11:49

Boa tarde.

Segue caso:


A pessoa está desempregada (até então, recebendo o seguro desemprego) e decidiu recolher o carne do INSS, porém, erroneamente recolheu com o código 1163 (contribuinte individual) e não 1473 (contribuinte facultativo.
Acontece que a parcela do seguro desemprego foi cancelada por esse motivo, sendo que essa seria a única forma de renda,atualmente.

Abri o dossiê na E-CAC para retificação do código da GPS, porém, disso que NÃO FOI ACEITA e orientou protocolar o pedido junto ao INSS.

Esse caso pode ser revertido? E corrigido o código pelo INSS? E a pessoa receber novamente a parcela que tem por direito do seguro desemprego?

Vinícius Bitar de Oliveira Marques

Vinícius Bitar de Oliveira Marques

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 08:22

Pessoal,
Bom dia.

Eu estou passando por situação similar a de vocês...
Eu gerei a guia INSS, porém com código de recolhimento errado (2100), sendo que na verdade o certo é o 2003.
O cliente não chegou a pagar, até porque deu um valor absurdo (2 mil e alguma coisa). Logo após, mudei para o código correto (2003), transmiti tudo certinho, foi gerado com o código correto e entreguei ao cliente.

Meu receio é o seguinte: ficará registrado o débito fiscal no portal e-cac da guia gerada errada? Se sim, qual a solução para eu poder retificar para o novo valor a ser pago pelo cliente?

Obrigado desde já.

Diego Oliveira Melo

Diego Oliveira Melo

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 08:50

Bom dia Vinicius, 

Sim, ficará um débito ref. a diferença do pagamento. Para isso não ocorrer você deve enviar outra GFIP com a mesma competência com o valor e código corretos. 

Boa sorte.  

Vinícius Bitar de Oliveira Marques

Vinícius Bitar de Oliveira Marques

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 08:55

Diego,
Bom dia.

Então, após eu constatar que o valor era absurdo e o código de recolhimento GPS estava errado, eu de imediato fui pesquisar, alterei o código e já gerei e transmiti uma nova sefip com os valores corretos da guia.

O meu receio é se mesmo assim ficar registrado o primeiro valor no portal ecac. E pelos comentários dos colegas neste tópico, vi que caso fique registrado, tem como abrir um dossiê, algo assim, para justificar o erro e corrigir para que não fique constando a diferença.

Diego Oliveira Melo

Diego Oliveira Melo

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 09:21

Vinicius, 

A retificação é cabível quando a GPS é paga com alguma informação errada (competência, código, vencimento, etc.), se a GPS foi paga com as informações corretas e a GFIP também, pode ficar tranquilo, não há mais nada a se fazer. Se quiser, e é até aconselhável, dê uma olhada no E-CAC para confirmar que está tudo certo.

CLEITON FERREIRA DA PONTE

Cleiton Ferreira da Ponte

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 2 anos Quinta-Feira | 20 maio 2021 | 13:10

Boa tarde,
Alguém sabe como retificar GPS de pessoa fisica?
No e-CAC vi que tem para retificar da pessoa juridica.
Precisei retificar da pessoa fisica e entrei com processo que recusaram mandando procurar o INSS em atendimento presencial (que esta pendente por causa da pandemia).
Alguém achou alguma solução para algum caso semelhante?
Grato.
Atc

Cleiton

Cristiane

Cristiane

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 28 julho 2021 | 16:03

Boa tarde, algém conseguiu resolver pendencias através do e processos no ecac ? enviei solicitações de uma guia que foi paga e não foi baixada na receita, meu processo já esta na aba de inativos, está como aceita, no termo que veio constando como documentos aceitos, mais as pendecias continuam. Estou com esse problema em mais de uma empresa, alguém com o mesmo problema ou sabem como proceder, tem mais alguma coisa a ser feita ? obrigada

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 julho 2021 | 09:28


Bom dia

Cristiane, dia 23/06/2021 fiz um processo ref. GPS  e no dia 29/06/2021 foi deferido, aqui foi também pro inativo e o documento foi apropriado corretamente.
Talvez você fazendo novo pedido resolveria. Fazer um texto mencionando o ocorrido e com sua assinatura de contadora e/ou do  empresário e anexar tudo com novo processo. 

Cezar Silveira
Diego Oliveira Melo

Diego Oliveira Melo

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 2 anos Sexta-Feira | 30 julho 2021 | 11:42

Bom dia Cristiane, 

Uma coisa é a Juntada de Documentos ser Aceita e outra coisa é o pedido ser Deferido, o processo estar na Aba Inativos não quer dizer que foi Deferido, se for Indeferido também vai pra essa Aba. 
Você deve consultar os documentos pra verificar se foi Deferido ou não. Pelo fato da pendência não ter sido resolvida o seu processo provavelmente foi Indeferido. 

Boa sorte. 



Tatiana Ramos

Tatiana Ramos

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2021 | 08:48

Bom dia pessoal
estou com muita duvida no processo de correção da GPS, no ECAC
eu ja fiz a RETGPS e tenho a copia da GPS
agora é só abrir o processo e anexar eles ?
posso fazer com o certifi.do escritorio mediante procuração ? ou tem que ser com o certif.da empresa ?

Diego Oliveira Melo

Diego Oliveira Melo

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 2 anos Quinta-Feira | 9 setembro 2021 | 09:29

Bom dia Tatiana, 

Pode fazer com o certificado digital do escritório (contabilidade) se a procuração da RFB for para todos os serviços ou pelo menos o serviço de e-processo/processo digital. Caso a procuração não seja assim terá que usar o certificado digital da empresa. 

Após abrir o e-processo não esqueça de fazer a juntada de documentos (requerimento/RETGPS, GPS, procuração e documento do procurador, se for o caso).

Boa sorte.

 

Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.