x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.055

Contratar Aprendiz que está terminando o Ensino Medio

Ve

Ve

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 6 maio 2019 | 12:49

Pessoal, boa tarde.

Eu posso contratar um aprendiz que vai terminar o ensino médio em Dez de 2019?
Digamos que ele seja contratado, como fica o contrato a partir de Jan/2020; Eu como empresa, sou obrigada a matricular ele em algum curso e arcar com esse custo?  Ou ele pode se matricular por conta própria e a empresa continuar com ele como aprendiz? Esse aprendiz tem 17 anos.

Podem me orientar de qual é a forma correta que a empresa deve agir, por favor?

Muito obrigada

Ve

Ve

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 6 anos Segunda-Feira | 6 maio 2019 | 13:02

Oi Carlos, boa tarde. Obrigada.

Então neste caso, em Jan/2020 quando ele não terá mais o ensino médio, a empresa precisa (obrigada) a pagar um curso pra ele, para que o mesmo continue como aprendiz? Ou Pensando em um outro cenário, a empresa poderia efetivar ele como empregado "normal" em jan/2020 encerrando o contrato de aprendizagem em dez/2019? Isso estaria correto perante a lei?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 6 maio 2019 | 13:08

1 - Então neste caso, em Jan/2020 quando ele não terá mais o ensino médio, a empresa precisa (obrigada) a pagar um curso pra ele, para que o mesmo continue como aprendiz?
R -  Acho dificil a empresa conseguir alguma entidade que aceite "pagamento", afinal existe processo para ingressar, e "que eu saiba" e proibido, afinal todos tem que passar por um processo seletivo. Mas não custa tentar conversar com a entidade no qual está cursando atualmente.

2 - A empresa poderia efetivar ele como empregado "normal" em jan/2020 encerrando o contrato de aprendizagem em dez/2019? Isso estaria correto perante a lei?
R - Sim, mas lembre-se da Cota (terá que ter menor aprendiz)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade