Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 12.447

INSS e GFIP, como pagar?

Eduardo Souza

Eduardo Souza

Bronze DIVISÃO 5 , Advogado(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 25 dezembro 2009 | 18:37

Olá amigos, tenho algumas dúvidas....

1- Após preenchida a GFIP e emitido a guia de recolhimento, posso pagar em qualquer agência bancária?
2- Empresa optante pelo simples paga INSS dos funcionários ou somente o que foi descontado deles?
3- Para o recolhimento do INSS dos funcionários, com qual código deve ser preenchida a GPS? Pagável em qualquer agência tb?

As dúvidas são básicas e todas as respostas serão úteis...
Obrigado!

Isabela Gomes

Isabela Gomes

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 15 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2009 | 08:46

Olá Eduardo, bom dia...

Desculpe e não me entenda mal, mas vc como coordenador de RH deveria ter esses conhecimentos básicos, não?

Bom, vamos lá...

1) A guia pode ser paga em qualquer agência bancária, em lotéricas e até via on-line.

2) O valor da GPS da empresa optante do Simples é a junção dos valores descontados dos funcionários mais o INSS do pro-labore do sócio ou dos sócios. Se for uma empresa com dois ou mais sócios, verificar se um deles é quotista, pois sócio quotista não recolhe INSS.

3) Normalmente o código para recolhimento da GPS para empresas optantes do simples é 2003 e pode ser paga também em qualquer agência bancária, em lotéricas e via on-line.

Espero ter ajudado.

Quem tiver mais informações favor acrescentar.

Bom 2010 à todos!!

A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido.
Eduardo Souza

Eduardo Souza

Bronze DIVISÃO 5 , Advogado(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 28 dezembro 2009 | 11:28

Olá Isabela,

Obrigado pela resposta!

De forma alguma vou ficar chateado por ter feito o comentário, acontece que eu não vi o cargo que coloquei quando me registrei, e de mais a mais, conheço uma pessoa que é coordenador de RH e não sabe quase nada dos trâmites legais porque está a muito tempo trabalhando com T&D.

Novamente obrigado e feliz 2010!

PS: Perfil atualizado! :-)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: