x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.678

dependentes -IR

magaly

Magaly

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 24 maio 2019 | 17:35

boa tarde

alguem por favor, pode me orientar se esta correto a empresa cadastrar esposa, filhos... como dependente do marido no IR? pergunto porque não sei se é o correto.. ou se o funcionario quiser, cadastra só um filho, ou filha..
as vezes o funcionario ganha pouco, e colocam muitos dependentes para ele, é isso mesmo? está correto?
eu digo porque tenho um motorista para registrar e não sei o que perguntar a ele.. 

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 24 maio 2019 | 20:16

Magaly, boa noite
Quando se trata de Imposto de Renda, o empregado deverá informar por escrito que os (informados) são para fins de imposto de renda,
O nome, cpf, grau de parentesco, data de nascimento.
Ele pode informar quem ele quiser, e o rh/dp irá considerar conforme o grau de parentesco, idade, e legislação.
A empresa deve orientar que tal dependente se enquadra outros não.

Na declaração de imposto de renda (dele) ele irá informar os dependentes e também o sistema irá considerar ou não.
ok

magaly

Magaly

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Sábado | 25 maio 2019 | 08:26

bom dia Carlos Alberto.

o que me preocupa é o seguinte: tem funcionario que nem sabe o que è...IR
e se ele passar a esposa, filhos..
e se algum deles ja trabalha, pelo que li, este dependente entrara na declaração dele e juntará o seu rendimento tambem.. e as vezes ele acaba pagando IR por isso..

ou tem caso tambem, que no momento ninguem trabalha e depois alguem começa a trabalhar..o que faço? no dia a dia não sei o que passa ..

eu tenho que deixá-lo ciente que se alguem tiver rendimento proprio vai juntar com a declaração dele o mais correto colocar um dependente que não trabalhe( não tenha rendimento)?

penso tambem, , porque como eles tem adiantamento, e sera juntado com o salario.. e terá IR, eu vou ter que ver um por um, para colocar dependente para bater este IR ( porque eles vão reclamar) .

voce tem alguma orientação que possa me passar, o que voce faz , de que forma voce orienta os funcionarios? ou a sua empresa?

eu penso é la na frente das possiveis reclamações que poderão surgir por parte dos funcionarios, ou seja, não sei o que faço!!

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Sábado | 25 maio 2019 | 16:09

Magaly, o que faço e explicar ao empregado e se mesmo assim ele quiser que conste ela como dependente onde ele assina a declaração, informo normalmente, e quando ele for fazer sua declaração de imposto de renda, irá restituir ou pagar, isso porque não poderá informá-la, isso porque ela (vamos supor que trabalhe) trabalha e tem seu rendimento, cabendo a ele declara em conjunto o que não e aconselhável por causa da soma dos dois rendimentos.
Magaly, isso e normal, acontece demais, se ele informar ela em sua declaração e não informar os rendimentos dela, sua declaração ficará na malha fina, até ele retificar ou exclui-la.
ok.

Não se preocupe, o importante e você fazer sua parte informando e explicando e cabe a ele aceitar ou não, mas lembre-se a informação por escrito e assnada pelo empregado e necessário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.