x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 59

Plano de saúde empresarial

Ana

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 7 semanas Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 11:23

Bom dia,
Um Sindicato possui um Plano de Saúde empresarial no qual participam mais de trezentos sócios, preciso informar na DIRF o valor individual que cada sócio pagou?
Nunca foi enviado mas este ano um dos sócios caiu na malha. 

Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 semanas Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 11:59

Analy, boa tarde.
Se a empresa desconta do empregado,então deve informar individualmente, ou seja, cada CPF(empregado) tem o seu valor que foi descontado no ano e deve constar também no Informe de Rendimento, para que o empregado possa declarar em sua declaração de imposto de renda, lembrando que se tem dependente e o empregado paga indivualmente por eles, também tem que constar, e no informe de rendimento constar por CPF e o respectivo valor, ok..
Se não consta na DIRF então terá que retificar, ok

Ana

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 7 semanas Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 13:41

Obrigada pela resposta Carlos, mas a dúvida é exatamente esta não são empregados da empresa. A empresa em questão é um Sindicato que faz o plano para os associados, que são funcionários de uma outra empresa.

Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 semanas Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 14:23

Ana, boa tarde.
Como é um convênio médico, acredito que o sindicato contratou alguma operadora de plano de saúde para administrar o plano, então ao contribuinte ao invés de informar o cnpj do sindicato, informar o cnpj da operadora do plano.
Exemplo
Sindicato contratou a empresa SAÚDE PARA TODOS (rsrsrsr), onde o cnpj é 00.000.002/0001~00
E o cnpj do sindicato é 00.000.004/0001-00
Se o empregado informou o CNPJ do sindicato, então esse cairá na malha fina, onde ele deve retificar a sua Declaração de Imposto de Renda, informando o CNPJ correto, ok
Se for isso, então você deve orientar esse associado, ok..

Ana

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 7 semanas Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 14:45

Carlos, mais uma  vez agradeço a atenção,
Já verifiquei a declaração, foi enviada com o CNPJ correto o da Empresa Operadora do Plano, porém os associados passam seus valores individuais para o Sindicato e este faz o repasse para a operadora do Plano, a fatura com o valor total vem no CNPJ do Sindicato. A operadora só informa o CNPJ e não o CPF individual de casa sócio.  O sócio caiu na malha pois a Receita Federal alega que a fonte pagadora não informou o CPF. Não sei como solucionar a questão

Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 7 semanas Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 14:53

Ana, você terá que verificar junto a OPERADORA, o que você pode fazer e eu faria, e ir até a receita federal e verificar com eles como deve o sindicato proceder.
Você também pode checar com outras operadora, como eles informam a receita federal.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL

cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.