x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 899

Cálculo para contribuição/acerto do INSS retroativo sem carteira assinada.

ADRIANA CREMONINI FLORENCE

Adriana Cremonini Florence

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Produção
há 4 anos Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 13:26

Olá,
Trabalho como assistente de produção cultural em um escritório há 11 anos sem registro. Como eu tinha outro emprego, nunca me preocupei com isso, mas em novembro de 2015 perdi esse emprego registrado e estou sem contribuir ao INSS desde então. Com a proximidade das alterações das regras previdenciárias, fui fazer meus cálculos para a aposentadoria no Meu INSS e faltam 10 pontos ou 5 anos e 10 meses e 28 dias para eu poder solicitar a mesma. Pretendo fazer uma proposta para meu chefe, para que ele acerte meu INSS desde dezembro de 2015. Meu salário é de R$ 1.720,00 desde 2011. Qual seria o melhor procedimento para isso?  Ele tem que me registrar, ou existe outra forma de acertarmos isso, talvez contribuindo como profissional liberal? Qual a diferença de custo para ele? Ele poderá parcelar?  
Agradeço muito as orientações.
Att,
Adriana Florence

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 14:42

Adriana, boa tarde.
Primeira coisa a fazer e verificar o CNIS, isso porque (no seu relato) você já contribuia em outra empresa, então UMA DELAS irá informar na SEFIP que e MULTIPLO VINCULO, ou seja, haverá a soma das contribuições e feito o recalculo e descontado já pago, exemplo (vide link e mais fácil)

https://alinesimonelli.jusbrasil.com.br/artigos/115409412/possui-dois-ou-mais-empregos-como-fica-a-contribuicao-do-trabalhador-para-o-inss

ADRIANA CREMONINI FLORENCE

Adriana Cremonini Florence

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Produção
há 4 anos Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 15:32

Boa tarde, Carlos!