x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 899

Cálculo para contribuição/acerto do INSS retroativo sem carteira assinada.

ADRIANA CREMONINI FLORENCE

Adriana Cremonini Florence

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Produção
há 4 anos Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 13:26

Olá,
Trabalho como assistente de produção cultural em um escritório há 11 anos sem registro. Como eu tinha outro emprego, nunca me preocupei com isso, mas em novembro de 2015 perdi esse emprego registrado e estou sem contribuir ao INSS desde então. Com a proximidade das alterações das regras previdenciárias, fui fazer meus cálculos para a aposentadoria no Meu INSS e faltam 10 pontos ou 5 anos e 10 meses e 28 dias para eu poder solicitar a mesma. Pretendo fazer uma proposta para meu chefe, para que ele acerte meu INSS desde dezembro de 2015. Meu salário é de R$ 1.720,00 desde 2011. Qual seria o melhor procedimento para isso?  Ele tem que me registrar, ou existe outra forma de acertarmos isso, talvez contribuindo como profissional liberal? Qual a diferença de custo para ele? Ele poderá parcelar?  
Agradeço muito as orientações.
Att,
Adriana Florence

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 14:42

Adriana, boa tarde.
Primeira coisa a fazer e verificar o CNIS, isso porque (no seu relato) você já contribuia em outra empresa, então UMA DELAS irá informar na SEFIP que e MULTIPLO VINCULO, ou seja, haverá a soma das contribuições e feito o recalculo e descontado já pago, exemplo (vide link e mais fácil)

https://alinesimonelli.jusbrasil.com.br/artigos/115409412/possui-dois-ou-mais-empregos-como-fica-a-contribuicao-do-trabalhador-para-o-inss

ADRIANA CREMONINI FLORENCE

Adriana Cremonini Florence

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Produção
há 4 anos Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 15:32

Boa tarde, Carlos!
Na verdade, eu contribuí por 2 empregos durante muitos anos (de 04/1997 a 11/2015), mas sempre com salários baixos nos registros e comissões por fora. Neste caso atual, o que quero é a contribuição somente do período que fiquei sem nenhum  registro, que seria de dezembro de 2015 em diante, então não seria o caso de múltiplo vínculo. Não quero regularizar os anos anteriores do meu emprego atual, só completar as contribuições que estão faltando.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 31 maio 2019 | 15:42

Complementando 
1 - seria o melhor procedimento para isso? 
R - A melhor forma e registrar na CTPS

2 - Tem que me registrar, ou existe outra forma de acertarmos isso, talvez contribuindo como profissional liberal?
R - Como profissional liberal, emitir RPA, a empresa terá que recolher e informar na SEFIP. , se a empresa não informar na SEFIP e não recolher, isso porque reterá 11% do valor bruto da prestação de serviço limitado ao teto previdenciário da época, o INSS irá INDEFERIR a aposentadoria, e terá que ingressar na Justiça Federal através de advogado para provar que prestou serviço para a empresa,ok..

3 - Qual a diferença de custo para ele?
R - No site do INSS = acesse o google e digite = GPS em Atraso, depois vá em calculos, e depois e empresa, depois e só seguir, nesse terá uma base

4 - Ele poderá parcelar?  
R - Sim, mas precisa verificar no site da Receita Federal como proceder,ok..







O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.