x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 9.296

Insalubridade e Periculosidade Soldador

Bruna Ribeiro de Andrade

Bruna Ribeiro de Andrade

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 13 junho 2019 | 10:15

Bom dia, tudo bem com vocês?
Estou com uma duvida, preciso registrar um funcionário com a função de soldador e eu gostaria de saber se tem adicional de insalubridade e periculosidade, se sim qual a porcentagem? Eu já olhei na convenção e não fiz nada sobre esse assunto. E liguei no sindicato, eles pediram para verificar na constituição.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 13 junho 2019 | 10:25

Bruna. bom dia.
A definição está no PPRA e PCMSO, para se pagar o adicional de insalubridade e periculosidade, precisa a empresa ter o Laudo Técnico, no qual e confeccionado pela área de Segurança do Trabalho ou Médico do Trabalho, não se paga por livre e espontânea vontade.
Voce precisa verificar junto com a área de segurança do trabalho ou médico do trabalho, esse irão te fornecer por escrito quais os setores, funções que terão direito ao adicional, ok. 

https://www.ocupacional.com.br/ocupacional/insalubridade-como-prevenir/

Rodrigo Gonçalves Ferreira

Rodrigo Gonçalves Ferreira

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 13 junho 2019 | 10:28

Bom dia Bruna,

Acho melhor você entrar em contato com um técnico em segurança do trabalho para ele fazer as medições necessárias para avaliar se há a necessidade do pagamento de algum adicional.

Att
Rodrigo G. Ferreira
Aux. de Depto. Pessoal
Ebenezer Contabilidade LTDA.

Francisco Carlos

Francisco Carlos

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 13 junho 2019 | 10:30

Bom dia  Bruna Ribeiro de Andrade,

Não vejo motivo para a periculosidade, entretanto, quanto a insalubridade, o ambiente de trabalho deve ser analisado por um profissional, para verificar se é insalubre ou não. Os percentuais de insalubridade podem ser 10%, 20% ou 40%, dependendo do grau de risco.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.