x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 104

Seguro de vida

wilian mendes de almeida

Wilian Mendes de Almeida

Iniciante DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 20 junho 2019 | 17:09

Boa tarde, galera.

Estou com uma duvida referente ao seguro vida. 

Fiquei afastado por doença psiquiátrica de 01.08.2018 até 15.05.2019. 
Quando retornei ao trabalho lembrei que possuía seguro de vida e fiquei em dúvida se tinha direito a algum beneficio, já que tive uma incapacidade temporária 
Ao perguntar para a responsável do setor de RH, fui informado que não tinha direito, sendo assim, solicitei uma cópia do contrato para ler e descobrir o que realmente tenho direito. Ai minha surpresa, a responsável me informou que eu não poderia ter acesso porque se trata de um seguro de vida coletivo. Ou seja, me informou que não tenho direito e ainda não tenho acesso ao contrato. Lembrando que o seguro de vida é obrigatório onde trabalho e é descontado em folha todos os meses. 

Alguém já soube de algum caso parecido? Tanto dos direitos por causa da incapacidade temporária ou do contrato de seguro de vida ? 

Espero que alguém possa me ajudar.

Obrigado 

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 21 junho 2019 | 07:17

William, bom dia.
Se a empresa não quer fornecer, então entre em contato com a operadora do seguro e solicite informação ou copia do contrato, afinal vc tem direito.
Na apólice, acredito que você tenha, está mencionado os direitos, verifique, caso não tenha peça uma segunda via junto ao rh ou a seguradora.
Na maioria dos seguros de vida, desse tipo, a cobertura é;
a) No caso de falecimento tanto do titular/dependente
b) No caso de Invalidez, 
c) No caso de aposentadoria por Invalidez

Esses são os casos mais frequente, em relação a doença, o seguro até tem, mas e muito caro, e para as empresas não é viavel, isso porque o empregado não vai querer assumir a sua cooparticipação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.