x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 184

Aposentadoria Especial.

José Roque de Almeida Filho

Iniciante DIVISÃO 3 , Soldador
há 5 anos Quinta-Feira | 4 julho 2019 | 15:19

Boa Tarde.
É minha primeira participação no Contábeis. Desde já agradeço á atenção de voçês para o  meu caso. Enfim gostaria de saber como eu proceder no encaminhamento de minha aposentadoria especial antes dessa reforma.
Sempre trabalhei em área de insalubre. No dia 25 Fevereiro desse ano,eu pedi á contagem de tempo de serviço há um representante do sindicato da empresa que eu trabalho hoje.O problema é que eu não tenho o laudo PPP da primeira empresa que trabalhei entre 1991 á 1994 quando tinha 16 anos de idade.Fui na junta comercial,me deram dados referentes os últimos 5 arquivamentos,más não consegui localizar ninguém.Fui no síndicato e não consegui nada.Fui também no Fóm para tentar localizar o síndico, más nada concreto.Será que existe uma saída, para eu obter esse laudo que falta para eu me aposentar? Se conseguir ano que vem 2020 completarei 27 anos de carteira em atividade especial.

Iniciante DIVISÃO 3 , Soldador
há 5 anos Sexta-Feira | 5 julho 2019 | 14:54

Boa Tarde Carlos Alberto.
Então eu entrei com 16 anos de idade como aprendiz de serviços gerais.Trabalhei no setor de mecânica industrial. Fazia de tudo um pouco. Operava torno revolver, furadeiras,serras ,montava fechaduras para cofres. Também trabalhava no tamboriamento das peças para retiradas de rebarbas e banhos com produtos.Então Carlos esses 3 anos não conseguirei contar na contagem especial.Estou muito preocupado com essa reforma,pois janeiro de 2020 terei 24 de insalubre de duas empresa que já tenho o ppp em mãos. Só faltaria esse 3 anos dessa empresa que trabalhei como aprendiz. Desde já agradeço muita á sua atenção. Espero que aja uma luz no fundo do túnel. Obrigado por tudo,aguardo sua resposta.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Sábado | 6 julho 2019 | 11:28

Jose, bom dia.
O PPP e um documento muito especial e tem que ser feito de maneira correta, então sugiro a você que procure um advogado Previdênciário para checar esses PPP's e também verificar se conseguira ter direito ao periodo especial quando menor aprendiz, (eu acho que não, mas não custa tentar). Menciono procurar o advogado, isso porque se der entrada nesses ppp's no INSS, não há mais como voltar atrás, ou seja, o INSS não aceita retificação, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade