Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 175

Desconto de VT

Joana Nogueira

Joana Nogueira

Iniciante DIVISÃO 4, Podólogo(a)
há 4 anos Domingo | 7 julho 2019 | 20:43

Fui demitido dia 01/07/2019 , sem justa causa e com aviso indenizado, fiquei em dúvida quanto aos descontos de vale transporte.
Pelo que sei a empresa pode descontar o valor integral dos vales que foram depositados em meu cartão transporte na rescisão , o entanto me informaram que também seria descontado o valor de 6% em cima do saldo de salário que constar na rescisão .
Isso é verídico ? 

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 8 julho 2019 | 10:08

Joana, bom dia.
Sim.
Veja, você foi demitida no dia 01.07.2019, vamos supor que a empresa tenha entregue o vale transporte até o dia 31 de Julho, correspondente a 23 dias uteis, (estou considerando o mês cheio) e você utiliza (exemplo) 02 vales por dia, no valor de 8,00 x 23 dias = 184,00, seu salario (exemplo) R$ 1.500,00 x 6% = 90,00, como trabalhou somente 01 dias, daria aproximadamente R$ 3,00.
Tendo que devolver ou desconto em folha de 44 passes(22 dias) x 48 reais = 176,00
Resumindo
Desconto em folha = R$ 3,00 (6%)
Devolver/desconto em folha = R$ 176,00

ok

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 9 julho 2019 | 06:12

Joana, bom dia.
O desconto dos 6% e referente quando está trabalhando, no seu caso se refere a um dia, os dias restante tem que devolver, e como se você tivesse feito um adiantamento.
Mas fique atenta, algumas empresas "por engano" duas vezes o valor total e + 6% do salario que está errado.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 9 julho 2019 | 08:48

Joana, o mesmo calculo/raciocinio vale para - Transporte, refeição, alimentação etc..
E a mesma coisa se você na data de demissão tivesse pedido um adiantamento para o transporte, refeição, alimentação, a empresa PODERIA conceder mas lançaria como adiantamento ok...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.