x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 121

Mudança de função

mariana ferreira

Mariana Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 19 julho 2019 | 15:04

Fui contratada em um empresa no cargo de assistente de Marketing, recebia o salário de 1.400,00, vale transporte e trabalhava das 08 as 18 segunda a sexta e sábado das 08 ao 12:00. Pois bem, comecei a sofrer de assedio pelo meu chefe, estava insustentável a situação. Como não podia pedir demissão procurei o dono e lhe informei o que estava acontecendo, se demonstrou prestativo em solucionar o problema e me colocou na vaga de televendas, meu horário passaria a ser 08:30 as 17:30 e uma folga por semana, ocasionando de trabalhar domingo e folgar sábado e vice versa, e receberia comissão, mas meu salário base iria para 1015,00 . Hoje já estão falando de me transferir para outra unidade em um horário totalmente absurdo do que é o meu das 21:00 as 03:00 da manhã. Quero saber se essa alteração que foi feita está correta, tendo em vista a mudança de meu salário e quanto ao fato de trabalhar aos finais de semana, no caso domingo. E se eles podem me mudar como estão pretendendo para outra unidade e para esse outro horário. 

Desde já agradeço. 

Eros de Oliveira

Eros de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 19 julho 2019 | 16:37

Meu entendimento é que só se pode reduzir salário em casos em que a carga horária será reduzida.
Pelo que você informou, por mais que vá mudar de horário, na totalização terá a mesma jornada mensal.
Em mudança de função não se pode reduzir salário.
Sobre te mudar de horário, se for feito um aditivo no seu contrato e você concordar com a situação eu entendo que sim.

Att.,
Eros de Oliveira
mariana ferreira

Mariana Ferreira

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 19 julho 2019 | 16:54

Eros de Oliveira

Nesse caso que narrei, onde o salario de 1.400 foi reduzido pra 1.015,00 mais comissões foi uma alteração incorreta? Tentei pesquisar sobre essa questão das comissões para saber se torna a situação legal ou não, mas não encontrei nada a respeito. 

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 19 julho 2019 | 16:57

Mariana Ferreira

Toda alteração de contrato, como é essa da mudança de função e de horário de trabalho, deve haver o consentimento do funcionário...se não houver, não pode ser efetivada, ainda mais nesse caso que está te prejudicando.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Eros de Oliveira

Eros de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 19 julho 2019 | 18:38

Olha Mariana, oque eu conheço é o seguinte:
Você não pode reduzir o salário do funcionário mesmo em caso de mudança de função "A NÃO SER QUE" seja por redução da carga horária.
Por mais que a sua escala de trabalho vá mudar, se a totalização mensal ainda for a mesma do cargo anterior o seu salário não pode ser rebaixado mesmo havendo a possibilidade de comissões.
De qualquer forma, conforme dito pela Karina, qualquer alteração contratual deve ter consentimento do funcionário.

Att.,
Eros de Oliveira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.