x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 65

Afastamento pelo INSS

edmilson da cruz miranda

Edmilson da Cruz Miranda

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Logística
há 5 anos Segunda-Feira | 22 julho 2019 | 13:25

Boa tarde,

Tenho uma duvida, o meu pai completou 61 anos e 34 anos e 06 meses de contribuição, segundo o INSS ainda faltam 06 meses para ele se aposentar por tempo de serviço, ele trabalhou com carteira assinada ate dezembro de 2018, em maio de 2019 ele começou a pagar a guia GPS como autonomo para completar o tempo que falta para se aposentar, so que ele apresentou um problema nas costas com o CID M54 DORSALGIA, e esta sem condições de trabalhar, gostaria de saber se ele consegue dar entrada com o auxilio doença, e se isso não vai atrapalhar o pedido de aposentadoria dele.

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 22 julho 2019 | 13:44

Edmilson, boa tarde.
Primeiro, no caso dele estar desempregado então o recolhimento e como facultativo, cód 1406, autônomo são aqueles que são inscrito na Prefeitura e prestam serviço, logicamente que quando for dar entrada em sua aposentadoria deverá retificar esses recolhimento junto ao orgão do INSS.
Agora com relação a sua pergunta, sim, ele pode dar entrada no pedido do auxilio doença pelo tel 135 ou pelo site = meu.inss.gov.br, durante o periodo de gozo do auxilio doença ele não poderá recolher o INSS, e quando o auxilio cessar para que ele não perca esse tempo que ficou afastado deve recolher no mês seguinte do termino do auxilio, assim o INSS irá considerar o periodo em que ficou em auxilio doença, ok...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade