x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 3.418

Menor Aprendiz

Cristiano.

Cristiano.

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 24 julho 2019 | 10:10

bom dia 

estou com a seguinte duvida:

empresa do lucro real com 4 filial.

cada filial tem 10 funcionários.

gostaria de saber, essa empresa esta obrigada a ter menor aprendiz? 

porque pela regra diz que o minimo é 5% do total de funcionário por estabelecimento (10 x 5% = 0,5)  ai não estaria obrigada.

fiz uma consulta em uma consultoria aqui no escritório, eles me passaram que as empresa com 7 funcionário já estão obrigadas a ter 1 menor aprendiz, mas não achei nenhuma lei falando sobre isso. 

por isso estou com essa duvida a empresa com 10 funcionário esta obrigada ou não a ter 1 menor aprendiz, se alguém puder me ajudar agradeço. 



Sandra Leal

Sandra Leal

Ouro DIVISÃO 1
há 4 anos Quinta-Feira | 25 julho 2019 | 08:02

Bom dia,
Lembrando que são funções que demandam formação profissional, verifique os cbos dos cargos e consulte no site do governo, digite o código e entre em características de trabalho, formação e experiência, constará se a função entra ou não no cálculo dos aprendizes. Quanto à porcentagem 0,5 já terá que contratar um aprendiz, se der 1,1 serão 2 aprendizes.
INSTRUÇÃO NORMATIVASECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO - SIT Nº 75 DE 08.05.2009
D.O.U.: 11.05.2009Os estabelecimentos de qualquernatureza, que tenham pelo menos 7 empregados são obrigados a contratar
aprendizes, de acordo com o percentual exigido em lei: 5 a 15% das funções que demandem formaçãoprofissional. È facultativa a contratação deaprendizes pelas microempresas, empresas de pequeno porte e empresas optantes
pelo simples. As frações de unidade, no cálculoda percentagem darão lugar a admissão de um aprendiz.São excluídas da base de cálculoas funções que exijam formação de nível técnico ou superior e os cargos de
direção, de gerência ou de confiança.A matrícula em programas deaprendizagem deve observar a prioridade legal atribuída aos serviços nacionais
de aprendizagem e subsidiariamente  àsescola técnicas de educação e às entidades em fins lucrativos que tenham por
objetivo a assistência ao adolescente e a educação profissional.O registro do aprendiz tem queser efetuado pelo estabelecimento que esteja obrigado a cumprir a cota, ou seja
o registro não pode ser somente pela matriz.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.