x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 100

Fechamento do eSocial e guia para pagamento

Samanta

Samanta

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 4 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2019 | 08:36

Prezados, bom dia!

Acaso é possível a empresa não recolher nem mesmo valor de terceiros quando no fechamento do eSocial? Ou seja, os créditos de compensação e/ou retenção são tantos que poderia zerar a guia?

Se puderem me ajudar, agradeço.

Adriana Atanácio

Adriana Atanácio

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 5 agosto 2019 | 14:39



Boa tarde Samantha!

Tive o mesmo problema este mês.
As deduções foram muito altas, que compensaram até mesmo a parte de terceiro no DCTF-web.
Na GFIP enviou o recolhimento apenas de terceiros, e segurou um crédito para compensação no mês posterior.
Sigo finalizando desta forma, pois a IN da Receita é de que não pode haver compensação em TERCEIROS.
Mas diante da DCTF-web que utiliza todos os créditos, fiquei com essa indecisão.
Achei essa informação em perguntas e respostas do DCTF-web

3.3) Os créditos disponíveis podem ser utilizados para compensação com débitos de outras entidades e fundos?
Sim. Os contribuintes que tiverem a apuração das contribuições sociais por meio do eSocial/DCTFWeb
podem utilizar os créditos para a compensação com débitos de outras entidades e fundos (Ex.: Sistema
“S”, FNDE, INCRA, etc), utilizando o aplicativo PER/DCOMP Web no portal e-Cac.

Ainda sim, acho que vou agendar uma visitinha na Receita Federal, para maiores informações a respeito.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.