Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 134

Funcionário que sai antes de ser dispensado.

José

José

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 6 agosto 2019 | 17:38

Olá caros colegas.
Estou com a seguinte dúvida, tenho uma empresa no ramo do comércio. Trabalhamos até um certo horário e paramos o atendimento aí fechamos... Mas continua o trabalho interno para arrumar as coisas para o dia seguinte ! Minha dúvida é ... o horário de trabalho dos meus funcionários termina quando fechamos a porta ou em quanto estivermos na empresa mesmo que interno e não dispensar eles é horário de trabalho dos funcionários ?

Aguardo respostas.
Desde-já muito obrigado !

Eros de Oliveira

Eros de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 6 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 10:08

O seu horário de trabalho é aquele que foi estabelecido em contrato, independentemente de a loja estar aberta ou fechada.
Se você estabelece no contrato por exemplo, horário de 8 as 18, o funcionário pode ir embora as 18h pois está previsto em seu contrato.
Oque pode eventualmente acontecer é ele ficar pra ajudar a fechar a loja mas se isso exceder seu horário deve haver pagamento de hora extra.
Temos a seguinte situação.
1: Ele permanecer na loja mas sem estar trabalhando, lembrando que ajudar a fechar a loja conta como trabalho, dessa forma, tem que pagar hora extra.
Se não houver controle de ponto fica difícil definir oque foi trabalho ou não.

Att.,
Eros de Oliveira
José

José

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 15:20

Eros de Oliveira,

Está dentro do horário sim, tanto que outros funcionários permanecem trabalhando ou seja arrumando a casa.

Enquanto o estabelecimento está se preparando para funcionar e depois quando esta arrumando as coisas para fechar conta como horário de trabalho independente de estar aberto para os clientes ou não correto ?!

Acredito que o ponto assinado sera a maior prova que o funcionário esta ou não cumprindo o horário correto concorda?

Muito obrigado pela ajuda.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade