x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 114

AUMENTO JORNADA TRABALHO

MARCELO

Marcelo

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 12:00

Bom dia!

Um funcionário MENSALISTA contratado com salário proporcional de acordo com a jornada de trabalho, até ai tudo bem, porém no dia 20 a empresa aumentou a jornada dele passando a ser turno integral. Eu entendo que independente do dia do mês em que foi alterado  ele receberá o salário integral pois é mensalista, está correto meu raciocínio???

Sandra Leal

Sandra Leal

Ouro DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 12:17

Bom dia Marcelo,
Ficou meio confuso, mensalista porém recebia conforme horas trabalhadas é horista. Como consta no contrato de trabalho?

MARCELO

Marcelo

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 14:36

Sim concordo é meio confuso mesmo.
Ele é mensalista exercia 200 horas mês conforme contrato de trabalho (trabalhou assim nos primeiros 2 meses), porém no 3º mês a empresa resolveu alterar seu horário de trabalho para jornada integral de 220 hs, mas fez essa alteração depois da metade do mês que ainda não havia sido encerrado. Eu acredito que estas alterações tem de serem feitas preferencialmente no inicio do mês pois assim ele já iniciava com o salário e horário novo e seria digamos assim mais "justo" para ambas as partes, o fato é que eu considerei pra ele salário base integral no encerramento da folha, por isso a dúvida se está correto ou não.

Sandra Leal

Sandra Leal

Ouro DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 14:54

oi Marcelo,

Lembrando que você tem que fazer um adendo ao contrato, assim como um novo acordo de jornada (compensação e prorrogação de horas se for o caso).
Como ele trabalhou menos horas em um período eu faria a soma por períodos, somaria no final a quantidade de horas e calcularia o valor realmente trabalhado. Acredito que o salário tenha aumentado proporcionalmente ao aumento da quantidade de horas.
Do modo que você fez não terá problemas com o funcionário, mas poderá ser questionado pela empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade