x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.554

Assistente de Controladoria necessita de formação superior completa?

Henrique

Henrique

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 12:28

Boa tarde,

Eu trabalho numa industria privada e curso o bacharelado de ciências contábeis e vou me formar no final de 2020.

Eu era da área do financeiro contas a pagar e tinha meu cargo como assistente financeiro, e fui movido para assistente de controladoria, porém o RH da empresa alega que eu não posso assinar na carteira o cargo de assistente de controladoria e nem assistente contábil devido a norma do e-social.

Eu li as normas pelo manual do E-social e no artigo "S-1030 – Tabela de Cargos/Empregos Públicos" só exige que os cargos sejam baseados pelos códigos da CBO e o código do meu cargo seria o 2522-10. 

Lendo as normas não encontrei nenhuma determinação legal de que realmente é necessário o ensino superior completo para desempenhar as funções, mas como não conheço certamente as normas provenientes de RH não consigo ter certeza de que realmente eu não posso ter registrado o cargo.

Poderiam me ajudar por gentileza com essa dúvida?

Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 4 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 14:10

Boa tarde

Segue abaixo a formação necessária para o cargo em questão, de acordo com o cbo informado:


2522 :: Contadores e afins

Condições gerais de exercício
Trabalham em escritórios de contabilidade e departamentos de contabilidade de empresas agrícolas, industriais, comerciais e dos serviços, incluindo bancos. São empregados com carteira assinada, exceto o Perito contábil que trabalha por conta própria e sem supervisão. Costumam se organizar de forma induvidual, trabalhando sob supervisão. Trabalham em ambiente fechado e em horário diurno. Os peritos contábeis podem trabalhar à distância. Eventualmente, trabalham sob pressão, podendo levar a situação de estresse.

Formação e experiência
O exercício dessas ocupações requer curso superior em Ciências contábeis. O desempenho pleno das atividades ocorre após quatro anos (contador) e mais de cinco anos (auditor geral e perito contábil

FONTE: http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.