x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.083

RPA para contador Pessoa Fisica

Matteus Fernando de Sousa Martins

Matteus Fernando de Sousa Martins

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 20 agosto 2019 | 13:55

Boa Tarde, 

Sou formado em contabilidade e atuo apenas com o meu CPF e o CRC, não sou cadastrado perante a prefeitura. 
Gostaria de saber como faço para incluir o meu INSS na SEFIP/GEFIP das empresas nas quais presto serviço, se posso apenas incluir, como ouvi por ai que alguns contadores fazem. (E se posso, como?). 
Ou se as empresas as quais atuo precisam emitir o RPA para mim para que eu faça a inclusão, ou ainda se preciso registrar perante a prefeitura para poder fazer esses procedimentos. 
Como sabemos, a carga tributaria é muito alta em nosso país e como faço poucas empresas ainda não é viável eu abrir um CNPJ e estou sem contribuir na previdência... 

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2019 | 06:51

Matteus, bom dia.
A RPA e como um holerith, onde e uma GRANDE PROVA junto ao INSS que você prestou serviço para aquela empresa.
Na grande maioria de programa de folha de pagto, tem um modulo especifico para Autônomos, a empresa que te contratou irá elaborar uma folha e importa para a SEFIP.
E importante também para você verificar junto ao CNIS se a empresa esta informando na SEFIP, para que você não venha ter problemas/novidades quando for utilizar o INSS, ok...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.