x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 141

Perícia INSS indeferida

Silvana A L M

Silvana a L M

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2019 | 12:15

Uma funcionária apresentou atestado de 30 dias em 05/08/2019.
Ontem (22/08/2019) a perícia do INSS foi indeferida, então ela não vai receber os próximos 15 dias do INSS.
Nosso médico do trabalho só vem as quartas feiras. Dessa forma, ele só poderá atendê-la e indeferir o atestado em sequência no dia 28/08/2019.
Minha dúvida é: apenas os 15 primeiros dias corridos são faltas justificadas, e os demais são injustificados?
Pago somente os primeiros 15 dias (até dia 19/08/2019), mas como lidar com isso de que o médico do trabalho não está presente para atendê-la antes?

Sandra Leal

Sandra Leal

Ouro DIVISÃO 1
há 5 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2019 | 12:24

Boa tarde Silvana, na verdade precisaria passar pelo médico do trabalho se ficasse afastada 30 dias, no caso o perito do inss liberou, então o seu médico do trabalho seria mais uma garantia para saber se ela tem ou não condições para trabalhar. Verifique se ela se considera apta ao retorno, se positivo peça que ela faça uma carta de próprio punho dizendo isto, em caso de reposta negativa, ela também faz a carta, dizendo que não retornará ao trabalho, que vai recorrer da decisão do INSS e está ciente que ficará sem salário neste período caso o INSS não aceite o afastamento. Se seu médico do trabalho achar que ela não tem condições e o perito do inss achar que sim, ela pode trabalhar, a empresa terá que pagar estes dias, eu não envolveria o médico do trabalho.

Silvana A L M

Silvana a L M

Iniciante DIVISÃO 3 , Administrador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2019 | 13:18

Obrigada pela resposta Sandra.
Foi atestado por aborto espontâneo, de certo modo ela já está "apta" a trabalhar.
Minha dúvida é quais dias são faltas justificadas e quais injustificadas.
Tenho que notificá-la que vi o indeferimento do INSS então ela tem que voltar imediatamente? Porque ela não está voltando por livre espontânea vontade, nem avisou do indeferimento

Kesley Munchen Kuhn

Kesley Munchen Kuhn

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 29 agosto 2019 | 16:40

Subentende-se que ela esteja ciente que deve retornar ao trabalho pois viu que foi indeferido o seu pedido no INSS. Porém, seria interessante contatá-la e verificar se por ventura não entrará com recurso contra a decisão do INSS ou algo assim e em caso de negativa, informá-la que deverá retornar ao trabalho, pois com o indeferimento do INSS a empresa não tem a obrigação de pagá-la, visto que já pagou os 15 primeiros dias...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade