x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 78

Aposentadoria por Idade

MAYCON NUNES

Maycon Nunes

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2019 | 13:54

Boa Tarde pessoal. Estou com uma grande dúvida: tenho uma cliente que resolveu começar a pagar contribuição ao INSS como autônoma agora (11% sobre o salário mínimo) . A mesma tem 58 anos e antes nunca havia contribuído em nenhuma categoria. Gostaria de saber se quando ela completar a idade para requerer Aposentadoria por Idade Urbana, que atualmente é de 60 anos, por exemplo, se elá tem a possibilidade de pagar todo esse retroativo ao tempo que ela não contribuiu ou se será necessário pagar 15 pra frente mesmo, pra depois aposentar?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2019 | 15:44

Maycon, boa tarde.
Primeiro, se ela trabalha como autônoma e tem inscrição na prefeitura, tudo bem, caso contrario recolher como facultativo, ou MEI caso exerça alguma atividade tais como(cabelereira, costureira, diarista, etc..., ver relação no mei).
Segundo, aposentadoria por idade precisa ter no mínimo 15 anos de contribuição e idade minima 65 anos(masculino) e 60 anos(feminino).
Isso antes da reforma, após a reforma ainda não tem nada definido, ok..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.