x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 5.524

Nenhum débito foi recuperado - Sistad - DARF

André Caciani

André Caciani

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 5 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2019 | 08:40

Bom dia, amigos estou tentando ajustar uma DARF (13/2018) no sistema SISTAD que foi recolhida avulsa, porem sem sucesso. Já retifiquei a DCTFWEB e no extrato de processamento já consta como ATIVA. O sistema reconhece a guia e traz exatamente o valor recolhido, mas ao solicitar o ajuste aparece a mensagem "Nenhum débito foi recuperado". Alguém sabe resolver?
Grato.
André 

MATEUS BENEDITO MORALES

Mateus Benedito Morales

Bronze DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2019 | 07:58

Olá Andre.

Tive alguns casos, somente com empresas de construção. O cliente solicitou que fosse refeito a folha de pagamento, alocando alguns empregados em outra obra. Quando refizemos a folha, enviamos para o eSocial, que gerou a DCTF retificadora.

Porém, o ajuste do DARF no SISTAD somente é possível se o cliente JÁ pagou a guia, então a diferença é alocada automaticamente pela receita e o usuário só terá o trabalho de clicar em 'ajustar guia'.

Caso o cliente não pagou a guia ainda, então deverá ser gerada nova guia para pagamento, sem nenhum ajuste pelo canal SISTAD.

À disposição.

André Caciani

André Caciani

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 5 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2019 | 08:51

Bom dia Rodrigo, primeiramente grato pelo contato! Então, a guia foi paga no devido vencimento e consta no SISTAD mas ao clicar em ajustar guia aparece a seguinte mensagem: "Nenhum débito foi recuperado". Eu tive ocorrências semelhantes em outras competências e consegui ajustar normalmente conforme sua orientação, mas esta do 13/2018 não estou conseguindo, aparece que nenhum débito foi recuperado. Não estou conseguindo ajustar.
Grato.
André

MATEUS BENEDITO MORALES

Mateus Benedito Morales

Bronze DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2019 | 10:00

André, sou o Mateus. Eu e o Rodrigo usamos a mesma conta aqui do fórum. Já atualizei o perfil.

Nesse caso o pagamento pode ter sido feito com alguma informação errada; (Código de pagamento, competência, identificador, etc). Já verificou?

Também pode ter algum equivoco no arquivo enviado ao eSocial, no que diz respeito à competência ou período de apuração, pois o SISTAD verifica esse tipo de informação para localizar a declaração entregue, visto que essas informações são importadas pela DCTFWeb.

Se mesmo assim não surtir efeito, você deverá ir uma secretaria da Receita Federal para ver onde está esse saldo.


À disposição.
Mateus Benedito Morales
Especialista em eSocial.
Escritório Bene de ContabilidadeOculto

André Caciani

André Caciani

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 5 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2019 | 10:21

Olá Mateus,

Pontos verificados:
- Portal do e-Social em totalizadores está com os valores de acordo com a folha e guia DARF 9410 recolhida. Situação FECHADA;
- DCTFWEB retificada em 16/09 e status ATIVA no extrato de processamento;
- Guia DARF checada. A guia trata-se de 13º salário/2018, recolhemos no código 9410 o DARF, recolhida na data correta.
- Eventos temporários da folha encerrados com sucesso.

Mais algum ponto para observar?

Muito estranho, tudo ok, mas não consigo ajustar esta guia. Conforme informado, precisei ajustar outras competências e deu certo, as pendencias junto a RFB foram excluídas com sucesso. Só ficou  o 13/2018. Agendei para 08/10 nova visita a RFB, mas nem eles sabem ao certo orientar. Esta é a 3ª visita sobre o tema.

Grato.

André

MATEUS BENEDITO MORALES

Mateus Benedito Morales

Bronze DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2019 | 11:16

André,

Acho que encontrei uma solução. Na verdade entendi qual é o problema e agora vou proceder a solução.


Caso: A empresa, obrigada a recolher a previdência através do DARF Previdenciário, acabou recolhendo em GPS. Então procedemos a solicitação da transformação de GPS em DARF específico para depois ajustarmos no SISTAD.

Problema: A receita fez a transformação, porém um dos dados estava errado, no meu caso, a data de Apuração estava como 07/07/1980, quando o correto é 01/04/2019.

Solução: Verifique se o período de apuração, está batendo com o declarado na DCTF Web, pois o sistema fará essa conferência antes de ajustar. Ou seja, o SISTAD tem o valor à ser ajustado, mas não está encontrando a divida no período informado no comprovante de pagamento da guia.

Recomendo que você emita um comprovante de pagamento através do e-CAC para saber qual período foi colocado no ato do pagamento da guia. Você deve saber o caminho, mas vou coloca-lo abaixo:

Acesse a empresa ou procuração no e-CAC, clique no botão "Pagamento e Parcelamento", depois vá em Consulta Comprovante de Pagamento - DARF, DAS, DAE e DJE.

Preencha o código de receita utilizado para pagamento da guia e clique em consultar. Selecione o comprovante desejado e clique em "Exibir Comprovantes", logo abaixo.

Se houver alguma discrepância proceda a retificação e, depois de corrigido, faça o ajuste.

Abraço, boa sorte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: