x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 387

Direito a aposentadoria

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 4 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2019 | 17:51

Pessoal, uma senhora com pouco mais de 56 anos de idade e pouco mais de 28 anos de contribuição no INSS.
Qual a melhor maneira de aposentadoria para essa senhora (por tempo de contribuição pois falta pouco para ter 30 anos de contribuição ou por idade que falta mais de 3 anos para 60 anos)?
Poderiam me orientar a fim de aposentar essa senhora da forma mais fácil e econômica?

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 4 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2019 | 08:22

Obrigado, Carlos! Uma outra dúvida: estava dando uma pesquisada e me deparei com a regra do período de graça (art. 15, inciso II da Lei n. 8.213). Tendo em vista que essa senhora já atingiu a carência de 180 contribuições (ela já tem 28 anos de contribuição) e está faltando apenas o requisito idade, vale a pena continua contribuindo apenas a cada 12 meses apenas para que ela não perca a qualidade de segurada? Ou é necessário contribuir mensalmente?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2019 | 10:23

Jose, funciona da seguinte forma;
Como ela tem 28 anos de contribuições, falta então somente 02 anos (isso hoje,não estou me referindo a reforma previdenciária), independente da idade.
Já na aposentadoria por idade, precisa ter a idade que no caso de mulher e de 60 anos + 15 anos no mínimo.
E importante ela recolher para não perder a qualidade de segurada, haja visto que nunca se sabe o que vai acontecer até lá, ela até pode requerer um auxilio doença, caso fique doente, mesmo desempregada.
Precisa fazer as contas para ver qual e a mais vantajosa, por idade ou por tempo de contribuição, digo isso, porque vamos supor que daqui dois anos ela se aposenta por tempo de contribuição, com uma media,exemplo R$ 1.200,00, e por idade teria que esperar mais 02 anos, além dos 30 anos de contribuições que já tem, e por idade o valor seria de R$ 1.500,00
Então fazendo as contas, teremos
Tempo de contribuição = (02 anos x 13 meses(incluso o 13º salario) x 1.200,00 = 31.200,00, então não valeria a pena esperar por aposentadoria por idade, afinal estaria perdendo R$ 31.200,00 e além disso teria que continuar recolhendo no mínimo = (200,00 x 26 meses) = 5.200,00, ou seja, estaria perdendo em 02 anos quase R$ 38.000,00. Lembrando que isso e um exemplo, e por isso que é importante o calculo,ok..









O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.