x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 256

Rais negativa entregue em atraso

RICHELLE CRISTINA

Richelle Cristina

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2019 | 16:08

Boa tarde colegas.

Enviei uma Rais negativa em atraso, pelo que pesquisei a multa sai automaticamente assim que enviada a declaração, porém não saiu.
Lendo alguns tópicos do fórum e outros sites vi a possibilidade de a empresa não pagar a multa e esperar uma possível fiscalização.
Alguém sabe me dizer algo a respeito? Se eu optar por esperar e chegar a ser fiscalizada, a multa terá acréscimos? Vi que a multa é 426,00 reais. Seria só isso pra uma declaração negativa ou teria mais algum valor? 

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2019 | 07:33

Richele, bom dia.
A legislação menciona = ..........O empregador que não entregar a RAIS no prazo legal ficará sujeito a multa conforme previsto no art. 25 da lei nº 7.998, de 1990, a partir de R$ 425,64, acrescidos de R$ 106,40 por bimestre de atraso, contados da data de entrega da RAIS.
Não menciona que é obrigado a pagar a multa.
Então eu aguardaria, agora se a empresa quer pagar, veja no link abaixo o item MULTA

http://www.rais.gov.br/sitio/como_informar.jsf#penalidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.