x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 105

Contribuição para o INSS

Estudante de Contabilidade Pública

Estudante de Contabilidade Pública

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sábado | 12 outubro 2019 | 23:46

Gostaria de saber o seguinte, se você contribuiu como empregado e individual, mas perde o emprego e tem a renda reduzida, é possível contribuir na modalidade baixa renda (estando de acordo com as regras da modalidade facultativo baixa renda)? Depois, quando conseguir emprego, os valores pagos em facultativo baixa renda são aproveitados? Obrigado.

Estudante de Contabilidade Pública

Estudante de Contabilidade Pública

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2019 | 10:19

Carlos Alberto dos Santos Não, de acordo com o site do INSS, e o próprio site que você enviou, dizem o seguinte:

Nos termos da Lei12.470/11, para que uma pessoa possa recolher as contribuições com a alíquota de 5%, deve atender a quatro critérios: a) não ter renda própria; b) se dedicar exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência; c)pertencer a família de baixa renda, o que significa, c1)renda familiar até dois salários mínimos, c2)estar inscrita no CadUnico.


Quero saber o procedimento interno do do INSS para validar isso a posteriori, devo guardar documentos ou fazer uma complementação pelo que pesquisei, mas não é invalidada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.