x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 805

Multa Atraso GFIP 2019

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 10:52

bom dia Jessica
Sim, geralmente a empresa recebe uma notificação pelo Ecac ou no endereço fisico relatando a falta de entrega de G-fip, geralmente a multa e R$ 500,00 e pagando na data de vencimento que vem na notificação tem o desconto de 50%.
Mas saiu uma lei no Senado, que as empresa que deixou de apresentar gfip por não ter movimento nenhum teria anistia de debitos, segue materia [/url][url=https://www.contabeis.com.br/forum/departamento-pessoal-e-rh/326396/multa-atraso-gfip-2019/]https://www.contabeis.com.br/forum/departamento-pessoal-e-rh/326396/multa-atraso-gfip-2019/

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
Vítor Novaes

Vítor Novaes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 16:05

Jéssica toda obrigação acessória não entregue quando há ocorrência de fato gerador, ou entregue fora do prazo está sujeita a penalidade de multa.

No caso da GFIP a multa não é automática, porém o fisco tem um prazo de 5 anos para exigir o crédito.

Gilberto Mendes

Gilberto Mendes

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 16:13

Jessica , esse ano recebemos para alguns de nossos clientes essa intimação da RF por atraso na entrega de Gfip,  pois esses clientes vieram de outro escritorio e me parece que entregaram fora do prazo, eu entendo que se deixar de entregar no prazo correto que e até o dia 07 de cada mês e devido a multa, mas caso queira aguardar a notificação chegar atraves da receita fica critério seu, já vi em alguns caso que ocorreu atraso na entrega da declaração e não chegou multa e em outras casos chegaram, não sei qual criterio que eles usam, eu particulamente acho muita sacanagem chegar multa por atraso, acho que eles poderiam aplicar nos casos que deixam de entregar.

Gilberto Mendes

"O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade"
JESSICA DA CRUZ ALVES

Jessica da Cruz Alves

Ouro DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 12:26

Entendi,

Então, tive alguns casos também que entregamos em atraso e nenhuma multa chegou ou consta no sistema da Receita.

Meu medo é chegar assim do nada, sem aviso prévio!

Essa multa da GFIP tinha que sair assim que a mesma é entregue em atraso, igual é no caso da DCTF, que sai a DARF na hora.

Sacanagem deles mesmo fazer isso.

Obrigada pelo retorno a todos.

Jessica da Cruz Alves

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.