x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 1.913

Imputação de GPS. Como preencher uma nova guia?

Thalia

Thalia

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 09:49

Bom dia, prezados colegas!

Hoje verifiquei que uma empresa pagou a GPS 03/2019 (Venc: 20/04/2019) no dia 22/04/2019, quitando apenas os valores de INSS e Outras Entidades.
No site http://gps.receita.fazenda.gov.br verifiquei que o valor de Juros e multa que deveriam ter sido pagos era de R$ 8,83.
Para regularizar a situação, fui informada que deveria preencher uma GPS com código 3000 e zerar os valores de INSS e Outras Entidades, que já foram pagas. Está correta essa orientação?

Porém não sei qual valor de Juros e Multa devo colocar. Deve ser pago os R$ 8,83 ou devo recalcular um novo valor de Juros?

claudinei rogerio dantas

Claudinei Rogerio Dantas

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 11:16

Bom dia Thalia
O código que vc vai preencher a GPS é esse mesmo - 3000 - e os campos a ser preenchidos são Identificador, Competência,
Valor Juros e Multa e Valor Total. Qual seria a dúvida em relação ao valor?

Att

Claudinei

Thalia

Thalia

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 11:57

Alguns já me disseram que o valor a ser preenchido e pago referente aos Juros e Multa, é o de  R$ 8,83, que foi calculado baseado na data do pagamento da GPS 03/2019.
Já outros me informaram que o cálculo dos Juros e Multa deve ser baseado na data do pagamento da imputação, hoje por exemplo (juros sobre os juros).

Qual é o correto?

Vítor Novaes

Vítor Novaes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 15:48

Isso é muito fácil de resolver Thalia.

Vai ao ambiente de recalculo da GPS, preencha com o código 2003 ou 2100 dependendo do regime tributário da empresa. Calcule a guia normalmente como se estivesse toda em aberto. Anote o valor de juros e multa em um papel. Abra seu sistema e gere uma guia avulsa com o código 3000 só com valor de juros e multa, efetue a quitação.

Thalia

Thalia

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 15:59

Sem problemas Claudinei! Fico no aguardo. Muito obrigada!


Pensei em fazer dessa forma Vítor, mas alguém já me disse que não posso já que vai cobrar Juros como se a Guia nunca tivesse sido paga. Será que não posso calcular o Juros somente em cima no valor em aberto (R$ 8,83)?

Vítor Novaes

Vítor Novaes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2019 | 16:02

Não pode calcular sobre R$ 8,83. Porque dessa forma você vai estar calculando juros sobre juros, e considerando os juros em março como valor principal.

A base de cálculo é o valor principal, então você deve calcular os juros em cima de todo o valor como se não tivesse quitado em abril/2019.

Calcule a guia para saber os juros totais desde abril.

Lembrando que os juros são correntes, ou seja, se acumulam com o passar do tempo e sua base de cálculo é sempre o valor principal da obrigação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.