x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 171

INICIANDO NA CONTABILIDADE - DEPARTAMENTO PESSOAL E RH.

Dayane Cristhine Matoso

Dayane Cristhine Matoso

Iniciante DIVISÃO 3
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 13:37

Boa tarde,

Eu e meu esposo estamos iniciando nosso escritório home office.

Estamos com uma reunião agendada com um possível primeiro cliente. Bem, referente a abertura e regularização de empresas já sabemos como fazer, porém na parte de RH não temos nem idéia por onde começar.

Quais os orgãos, sites e programas devo cadastrar a empresa e seus devidos funcionários para iniciar a administração dos mesmos?

Já temos nosso sistema, para folha de pagamento e tudo mais, porém como eu vou cuidar desta parte gostaria de dicas, este novo cliente é uma empresa de construção que tem por enquanto apenas 2 funcionários.

Tenho experiência no departamento pessoal, porém na administração de beneficíos, lançamentos e fechamentos de folha, hora extra etc...mas a empresa tinha uma contabilidade terceirizada no qual eu apenas enviava as informações.

Fico no aguardo.

Barbara

Barbara

Bronze DIVISÃO 5, Diretor(a) Comercial
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 15:37

Boa tarde, Dayane!

Primeiro, parabéns a você e seu marido pela iniciativa. 

Abrir uma empresa nunca é fácil, e é normal ter dúvidas no início.

Há vários artigos no nosso blog que poderão te auxiliar. Seguem abaixo alguns exemplos:

https://www.coalize.com.br/assessoria-contabil-dicas
https://www.coalize.com.br/missao-administracao-recursos-humanos
https://www.coalize.com.br/gestao-de-beneficios-praticas
https://www.coalize.com.br/recursos-humanos-como-fazer




Daniela

Daniela

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 15:44

Dayane boa tarde,

Caso seja você a responsável por cuidar dessa parte, sugiro que procure um curso de departamento pessoal para fazer, onde voce vai ter todo o norte para iniciar no ramo.

Veja bem,  é uma área muito ampla e complexa para quem não tem experiência, tendo em vista que a sua era somente repassar apontamentos para contabilidade.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2019 | 16:32

Dayane Cristhine Matoso

Parabéns pela iniciativa! Realmente, essa área não é nada fácil, contabilidade no Brasil é um exercício diário de paciência rsrsrs

Com relação ao DP, eu acho que é a área mais complexa da empresa, isto pq, na grande maioria das empresas não dão muita bola pra seguir de fato oq a lei manda e a legislação é bem vasta e requer uma análise minuciosa, pois gera muita duplicidade de entendimentos.....

De inicio, como sua empresa é de construção civil (setor ainda mais complexo, por ter alguns detalhes a mais) sugiro que busque toda a informação sobre isso especificamente.

Outra coisa importante: Leia o manual do que for fazer... em todos os sites do governo tb tem perguntas e respostas, cartilhas, videos oficiais...não busque informação pronta na internet sem ser de fontes confiáveis, pois tem muita coisa errada por ai e vc só vai saber quando o problema aparecer lááá na frente...então leia o manual do sefip, do caged, da rais, da GRRF, do esocial, conectividade, seguro desemprego etc. parece o caminho mais longo, mas não é, acredite nisso. rsrsrs

Faça o certificado digital da empresa caso não tenha e da sua contabilidade tb e já emita todas as procurações.




Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.