Monica, bom dia!
O que é DDA? - Dossiê Digital de Atendimento.
Ao tentar emitir certidão pela internet aparece a mensagem de que “as informações nos sistemas da RFB e/ou PGFN são insuficientes para a emissão imediata da certidão”. O que eu faço?
1- Emitir no Portal e-CAC, por meio de certificado digital ou código de acesso, os relatórios de situação
fiscal;
2- Analisar e sanar todas as pendências que estão impedindo a emissão da certidão;
3- Caso não seja possível a autorregularização dos impedimentos constantes do relatório de situação
fiscal para a emissão da certidão pela Internet, há as seguintes formas de atendimento pela RFB do
pedido de certidão:
a) Atendimento por Dossiê Digital de Atendimento à Distância-DDA;
b) Atendimento Presencial para as pessoas jurídicas não obrigadas a utilizarem o DDA e pessoas
físicas. No momento do atendimento será aberto o Dossiê Digital de Atendimento - DDA, em que
serão juntados o requerimento para o serviço e os documentos comprobatórios, tanto da regularização
das pendências, quanto da legitimidade para a solicitação, apresentados pelo contribuinte. A análise,
da mesma forma, será efetuada pela equipe regional de retaguarda do atendimento, no prazo de até
10 (dez) dias, conforme legislação. Para saber o resultado da análise o contribuinte poderá acessar o
e-CAC na opção “meus processos” e consultar o DDA, lembrando que se o dossiê já estiver sido
remetido ao arquivo, estará na segunda página nos “inativos”.
Como abrir dossiê digital de atendimento à distância para o serviço de Certidão Negativa de Débitos?
1- Acessar o Portal e-CAC, disponível no sítio da RFB na Internet, no endereço
https://www.receita.economia.gov.br, clicar na aba “Legislação e Processo”, selecionar o serviço “Processos
Digitais (e-Processo)” e clicar na opção “Abrir Dossiê de Atendimento”;
2- Preencher todos os campos do formulário de dossiê digital de atendimento;
3- Conclua o processo para gerar o dossiê digital de atendimento à distância;
4- Fazer a juntada de documentos digitais comprobatórios da regularização das pendências
constantes em relatório de situação fiscal e/ou complementar.
5– Acompanhar o resultado da análise na opção “Legislação e Processo” >> “Meus processos”.
Consultar pelo número do DDA. O prazo para o deferimento/indeferimento do pedido de certidão é de
até 10 (dez) dias, a contar da juntada de todos os documentos necessários para a análise.
Observações gerais:
- O dossiê de atendimento criado será excluído, sem análise do pedido, caso não haja a solicitação de
juntada de documentos em até 30 (trinta) dias, conforme IN RFB 1782/18, art. 10, § 3º.
- O Requerimento de Certidão de Débitos e documentos que comprovem a legitimidade do requerente
são dispensados para a modalidade de Dossiê Digital de Atendimento à Distância-DDA, uma vez que
é utilizada a validação por certificação digital. Entretanto, para o atendimento presencial o
requerimento e os documentos que comprovem a legitimidade continuam obrigatórios.
- O atendimento de requerimento por meio de Dossiê Digital de Atendimento à Distância-DDA também
já está disponível para o serviço de certidão de imóvel rural, retificação de GPS e retificação de
DARF. A solicitação de certidão para fins de averbação de obra de construção civil será disponibilizada
em breve.
Espero ter ajudado.